domingo, 6 de dezembro de 2015

PREPARAR CAMINHO!

Pois é! Quando, pensando em Jesus, nos dizem para aplanar o caminho para a Sua chegada… penso que, com tantos altos e baixos… não temos nada que aplanar… ou melhor, não conseguimos aplanar nada se o Senhor Jesus com o Seu Espírito Santo não estiver connosco, a dar a força necessária e a ensinar-nos o que devemos fazer!
Não podemos esquecer que Jesus é sempre o que dá o primeiro passo e não nós! Tudo o que nós tivermos feito ou pudemos vir a fazer de bom tem o dedo de Jesus, o dedo de Deus!
O tempo de Advento é muito especial, lá isso é, é mesmo muito especial! É um tempo de graça e misericórdia infindas!
Gostei imenso do comentário do EVQ de hoje, de Orígenes, que diz assim:

 “ “Preparai o caminho do Senhor”
Está escrito sobre João: «Uma voz grita no deserto: "Preparai os caminhos do Senhor, endireitar as suas veredas”.» Mas o que vem a seguir diz respeito exclusivamente ao Senhor, nosso Salvador. Porque não foi João quem «aplanou os vales», mas o Senhor, nosso Salvador. Considere cada um o que era antes de ter fé; e constatará que era um vale profundo, a pique, mergulhado nos abismos. Mas veio o Senhor Jesus, e enviou o Espírito Santo em seu lugar; foi então que «os vales foram aplanados». Eles foram aplanados com as boas obras e os frutos do Espírito Santo. A caridade não deixa subsistir em ti vale algum e, se possuíres a paz, a paciência e a bondade, para além de deixares de ser um vale, também começarás a ser uma montanha de Deus. […]
«As montanhas e as colinas serão abaixadas.» Nestas montanhas e nestas colinas abaixadas, podemos ver os poderes inimigos que se erguiam contra os homens. Com efeito, para que os vales de que falamos sejam aplanados, os poderes inimigos, as montanhas e as colinas, terão de ser abaixados.
Mas vejamos se a profecia seguinte, que diz respeito ao advento de Cristo, se realizou. Com efeito, o texto diz em seguida: «E todos os caminhos tortuosos serão endireitados.» Todos nós éramos tortuosos [...] e a vinda de Cristo à nossa alma endireitou tudo quanto era tortuoso. […] Rezemos para que o seu advento se realize todos os dias em nós, e para que possamos dizer: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20).
É para vivermos desta forma que Jesus quer nascer no nosso coração, no coração de todos os homens, este é o verdadeiro Natal que Jesus quer que tenhamos, o Natal, nascimento, consentimento, o desejar, o querer Jesus no nosso coração, no coração de todos os homens!
E a cada instante... Jesus toca... vai tocando meigamente o nosso coração para que fiquemos cada vez mais unidos a Ele... e fá-lo de uma forma simples e inexplicável!

Sem mais palavras... para todos... todos... todos... um Santo Natal bem ao jeito de Jesus!

Sem comentários: