domingo, 27 de dezembro de 2015

SAGRADA FAMÍLIA!

Hoje… Domingo da Oitava do Natal, Festa da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José!
Passei o dia a ouvir falar da família e a pensar na família!
Ouvi palavras maravilhosas e vi atitudes inesquecíveis!
E no final do dia…porque faleceu uma familiar de grandes amigos nossos fomos até eles… e como que por encanto, a senhora tinha sido, é, mãe de quinze filhos (menos um já falecido), que com suas famílias, enchiam a casa Mortuária onde a senhora se encontrava!
Uma imensa Família reunida! Lindo de se ver… e melhor de se sentir!
Numa época em que os nascimentos são tão escassos, esta imagem do antigamente é admirável! E sentir a amizade e bem-querer entre todos os familiares, em tão grande número, é mais admirável ainda!
Voltando à Sagrada Família de Nazaré… que durante muito tempo vi formada por três pessoas de mãos direitas a rezar… e pouco mais!
Quando penso na Anunciação de Maria, na Visitação a Isabel, no Nascimento de Jesus, na infância de Jesus da qual quase não temos referências… da adolescência, da idade madura… e da forma como foi assassinado… e da ressurreição… como não tenho conhecimentos bastantes para retirar o sumo de tudo isto… e graças a Deus já não me sinto tanto com ‘fé de criança’ para acreditar em tudo o que me meteram na cabeça nem de muito do que ainda vou ouvindo e lendo… vale-me a graça da certeza de que Jesus nasceu… viveu… voltou para o Pai de onde nunca saiu e ficou connosco a quem nunca abandonou!
E de nada mais me interessa entrar em pormenores… para saber pormenores! Jesus veio mostrar-me o caminho para o Pai, o caminho da verdadeira felicidade, o caminho da humildade, entrega, doação, serviço… o caminho do Amor - e essa certeza me basta!
Hoje… dou graças a Deus pela encantadora simplicidade da família onde nasci e de todas as aprendizagens e vivências que me proporcionou!
Por a família que tive e ainda tenho, que Deus seja louvado!   
Eu nunca poderia ser quem sou, pensar como penso nem viver como vivo sem a enorme graça da minha família!
Hoje… eu compreendo que é necessário sermos como crianças simples e crentes… mas acima e antes de tudo pessoas interessadas em saber tudo como as crianças são interessadas, pessoas que se interessam por ir ao fundo das questões, que crêem, mas questionam as suas crenças, querem saber todos os porquês, para se enraizarem mais na Fé!
Querer saber ou tentar saber os porquês da Fé em Jesus Cristo está na raiz do nosso Amor a Jesus Cristo, do nosso ‘ser cristãos’, da nossa vida doada aos outros, do nosso ser homens ou mulheres no pleno sentido da palavra.
‘Dai-me homens (mulheres) que vos darei cristãos!
Hoje… o pensar que as pessoas boas são as que vão às igrejas não entra mais na minha cabeça, porque nem sempre assim é! As pessoas boas, ao jeito de Jesus, são as pessoas verdadeiras, prestáveis, sensíveis às necessidades dos outros, que se entregam ao bem comum, que partilham bens ideias e saberes, que são presentes a quem delas necessite, que são acolhedoras, que sabem escutar sem dar opinião ou criticar, que pregam o amor às multidões, não com palavras mas com a simplicidade dos gestos, dos mais pequenos gestos que muitas vezes passam despercebidos publicamente mas tocam bem fundo os corações onde se vão gerando os desejos de mudança para todos sermos melhores pessoas, mais amáveis, carinhosos e prestáveis para toda a gente!
Misericórdia Senhor! Neste Ano da Misericórdia, vem até nós com a Tua infinita Misericórdia! E ajuda-nos a compreender que és sempre misericordioso com tudo e com todos,  nós é que temos de estar de coração aberto para aceitar-Te!  

Que o nosso coração se abra ao Teu Amor e à Tua Misericórdia! Amém! 

Sem comentários: