segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CARIDADE! SER CARIDOSOS!


Caridade! Palavra muito falada… mas não sei se muito bem compreendida!
Vulgarmente ligamos a caridade a repartir dinheiro e bens com quem necessita… o que já é muito bom… mas a caridade é muito mais do que isso! Até porque podemos repartir, dar muitas coisas… sem o mínimo de caridade! Basta que o façamos somente para que nos pensem boas pessoas, pessoas caridosas!
Quem pratica a verdadeira Caridade não se orgulha do que faz, não quer dar nas vistas, não se envaidece, não espera recompensas nem aplausos! Age… muito simplesmente… porque Ama!
Caridade… é o imenso Amor de Deus para connosco… e tem de expressar-se em nós pelo nosso Amor para com as pessoas que nos rodeiam!
Falamos muitas vezes em amar o próximo! E pensamos que o próximo são as pessoas que connosco convivem! E são! As pessoas que connosco convivem estão próximas de nós, mas será que nós somos próximos delas?! Podemos ser… mas também podemos não ser tão próximas assim!
É que o próximo não é o que está perto de nós… mas somos nós que vamos ao encontro das pessoas, que nos fazemos próximos delas!
O próximo somos nós que, ou nos aproximamos das pessoas, ou nos conservamos longe das pessoas, ausentes das pessoas, ainda que estejamos perto!
Ser próximo é estar com… interessar-se por… fazer o que puder pelo outro que precisa… de ajuda material, moral, espiritual, que precisa de uma palavra, um sorriso, um gesto!...
Ser caridoso ou caridosa é praticar, o melhor que podermos e soubermos, as catorze Obras de Misericórdia  
Ser caridoso é Amar! E Amar não é dar… é dar-Se! Ou seja, é estar disponível para os nossos irmãos como Deus está disponível para connosco!
Que é difícil… é muito difícil! Vamos andar a vida toda a aprender a ser caridosos!
Afinal… foi para isso que fomos criados!

Que o Menino Jesus, Rosto da Misericórdia do Pai, nos ajude!

Sem comentários: