quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

"CONSTRUIR SOBRE A ROCHA!..."


Nem todo aquele que diz Senhor... Senhor... faz realmente o que o Senhor quer!
Há muita gente com Deus na boca... mas sem Deus no coração!
Com um coração duro, empedernido, sem amor nem compaixão!
E o pior é que muitas vezes são pessoas que frequentam as igrejas... e até estão à frente de algumas das suas actividades!
Normalmente temos a ideia de que quem anda pelas igrejas é de todo boa pessoa, mas nem sempre isso acontece!
Tal como no tempo de Jesus... temos de tudo!
Os fariseus frequentavam as sinagogas ou igrejas daquele tempo... mas diziam uma coisa e faziam outra, não eram coerentes.
A incoerência é muito má! E o mais grave é que muitas vezes as pessoas em causa não se apercebem da forma como vivem e, assim, não conseguem modificar-se.
Incoerências... podem existir em qualquer pessoa... mas logo que nos apercebamos delas temos de nos apressar a corrigir-nos!
Claro que todas as pessoas gostam de ser boas... de proceder bem, de ter boas atitudes, e se esforçam por isso... é o normal! E há muitas pessoas maravilhosas que nunca pisaram as igrejas, não tenhamos dúvidas!
Mas... quem vai às igrejas, impreterivelmente, tem oportunidade de rezar e escutar a Palavra de Deus que é o melhor caminho a seguir, o que lhes dá a obrigação de serem pessoas que vivam mais ao jeito de Jesus do que quaisquer outras. Contudo, se não aprenderem a viver a Palavra e a encarnar a Palavra na vida, de pouco lhes valerá, porque acabarão por proceder sempre da mesma maneira.
O Evangelho Quotidiano de hoje trazia uma meditação retirada de Santo Agostinho, de que gostei muito:

“Construir sobre a rocha
Será de surpreender que o Senhor tenha mudado o nome de Simão, substituindo-o por Pedro? (Jo 1,24) «Pedro» significa rocha; o nome de Pedro é, pois, o símbolo da Igreja. Quem está em segurança, senão aquele que constrói sobre a rocha? O que diz o próprio Senhor? «Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.»
De que serve entrar na Igreja àquele que quer construir na areia? Esse escuta a palavra de Deus, mas não a põe em prática; Ele constrói, mas na areia. Se não escutasse, não construiria; Ele escuta, por isso constrói. Mas sobre que fundações? Se ouve a palavra de Deus e a põe em prática, é sobre a rocha; mas, se a ouve e não a põe em prática, é na areia. Pode-se, pois, construir de dois modos muito diferentes. [...] Se te contentas em ouvir sem pôr em prática, estás a construir uma ruína. [...] Se, pelo contrário, não ouves, ficarás sem abrigo, e serás levado pela torrente das tribulações. [...]
Tende pois a certeza, meus irmãos, de que aquele que ouve a palavra sem agir em conformidade com ela não constrói sobre a rocha, não tendo por isso qualquer relação com o grande nome de Pedro, ao qual o Senhor deu tanta importância.”
Encarnar a Palavra na vida é prestar muita atenção ao que Jesus nos vai dizendo das mais diversas formas e pelas mais diversas pessoas.
Ler meditar ou ouvir a Palavra de Deus e não a por em prática é a construção na areia que nunca nos poderá segurar como pessoas de bem.
Defeitos, todos nós temos! Mas o tentar ter cada vez menos defeitos e aperfeiçoar e desenvolver cada vez mais as qualidades é o mesmo que estar a construir a casa sobre a rocha!
Que este tempo favorável de Advento seja para nós de inúmeras graças!
Que o Senhor nos ajude!
HN

Sem comentários: