quinta-feira, 9 de novembro de 2017

AMAR OS POBRES!

Mas… quem são, na realidade os pobres?
Ou melhor: quem são os pobres verdadeiros, os verdadeiros pobres?
Quando pensamos nos pobres, surgem-nos na memória os que não têm que comer, beber, vestir, onde dormir… e esquecemo-nos de que há muita gente recheada de tudo e imensamente pobre.
Pobre, na realidade, é aquele ou aquela que não se reconhece tal qual é, que não tem a ideia exacta de que o dinheiro e riquezas materiais são apenas meios para atingir fins, e se os não atingem… de nada nos servirão.
A nossa vida por aqui é uma passagem, e se chegamos a este planeta nus… seremos enterrados vestidos se nos vestirem… e nada mais que se veja a olho nú levaremos connosco.
Seremos acompanhados, sim, do que formos fazendo de bom a bem da sociedade com quem vamos partilhando o decorrer dos dias, ou seja, do amor que formos interiorizando vivendo e partilhando ao longo da caminhada que se chama vida, e que não saberemos nunca quando irá terminar.
Desde sempre tive junto de mim pessoas interessadas em me ajudar a amar… mas o amor aprende-se com a vida, nas atitudes e aprendizagens de todos os dias.
Agora… depois de tanto caminho percorrido… posso afirmar que… viver no amor e para o amor… é uma aprendizagem interminável!
Não! Eu sei que quero viver do amor, no amor e para o amor. É uma determinação incontestável.
Mas… se já sei o que isso é… não posso afirmar.
Viver no amor no meu hoje não é o que foi viver no amor no meu passado… e não tenho a menor ideia do que poderá ainda vir a ser no meu futuro, Deus o sabe!
Amar os pobres!
Sim! Amar todos os pobres nas suas múltiplas e inumeráveis pobrezas! Ser presente a quem de nós necessite, com muitos ou poucos haveres materiais que não acompanharão ninguém ao fim para que todos fomos criados, a felicidade que não mais terá fim.
Claro que, no meio de todas as pobrezas, há as que nos são palpáveis por demais, e a essas, temos de ser presentes com tudo quanto possa proporcionar uma existência digna e dignificante, com o que comer e beber, vestir, calçar, e um tecto para se aconchegar, mas tudo acompanhado de carinho e ternura, atenção, estima e muito amor!
Quem dera… acabassem no mundo todas as pobrezas!...
Mas… continuarão a existir pobrezas… cada um ou uma de nós com as suas.
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: