domingo, 12 de novembro de 2017

LIVRAI-NOS... SENHOR!...

‘Livrai-nos… Senhor…. dos nossos inimigos!’
Imensíssimas vezes repeti estas palavras… a pensar nos… meus inimigos…
Sim, quando eu ainda pensava em inimigos! Pensava que tinha inimigos! Preocupava-me com inimigos! Receava ter, de facto, inimigos! Julgava inimigos aqueles ou aquelas que pensavam diferente de mim e se opunham aos meus gostos e decisões!...
Tanto tempo… que diria perdido! Mas não! Não foi tempo perdido! Foi tempo de descoberta da verdade, do que, de facto, deverá ser a nossa vida, do que são, de facto, os nossos inimigos!
Inimigos! Porque temos, de facto muitos inimigos!
Mas… não são as pessoas com quem convivemos, não!
As pessoas com quem convivemos, façam o que fizerem, são nossas iguais, fazem um caminho semelhante ao nosso, buscam como nós os seus próprios inimigos!
E o mais triste no meio de tudo isto… é quando não descobrem que os nossos inimigos estão bem dentro de nós, no nosso interior, naquilo que somos de verdade, que se não vê a olho nu porque só se torna visível nas nossas atitudes… mas existem em nós!
E custa muito admitir esta realidade. Custa muito admitir que somos os únicos culpados dos nossos erros… que as nossas más inclinações nos levam a fazer muitas asneiras… que façamos o que fizermos e queiramos o que quisermos… as nossas fraquezas naturais acabarão por nos deixar errar!
Sejamos quem formos, religiosa e socialmente.
Agora… vamos pensar nas pessoas cristãs… principalmente
nas que estão inseridas nos movimentos laicais e frequentam muito as igrejas…
Estas pessoas podem julgar-se melhores que as restantes, o que as leva a não admitir os seus erros e consequentemente não os corrigir… e a olharem para as demais com certa superioridade por se comportarem diferentemente delas.
Mas a culpa dos erros cometidos será tanto maior quando, sendo Igreja porque baptizadas e crentes em Jesus Cristo, conscientes de que são irmãs em Jesus Cristo, ainda assim, as pessoas continuarem com as suas más ou dúbias atitudes.
‘Livre-nos Deus nosso Senhor dos nossos inimigos.’
Os nossos inimigos… os nossos maus pensamentos… maus desejos… más atitudes… que partem do mais fundo de nós mesmos!
Que o Espírito Santo nos ajude a sermos, de facto, o que Deus, que nos ama infinitamente assim como somos, quer realmente que sejamos!

HN

Sem comentários: