quinta-feira, 2 de novembro de 2017

E… TUDO COMEÇA AQUI!

Sim! Tudo nos diz que o Reino dos Céus que Jesus prometeu aos Seus seguidores começa aqui, nesta terra linda onde fomos colocados e colocadas!
Agora… quem são, realmente, os Seus seguidores?
Assim… sem pensar muito… surgem-nos os Bispos, Padres, Freiras e Frades, Religiosos e Religiosas, homens e mulheres que vagueiam pelas igrejas e suas dependências… que fazem parte dos grupos apostólicos… sei lá… são tantos os “tachinhos” que nem se conseguem contar!
Mas… quem serão realmente os verdadeiros seguidores do Mestre Jesus?
Que estas pessoas O seguem de algum jeito… é um facto! Que assumem o seguimento de Jesus, não há dúvidas! Se O seguem na verdade… só as suas atitudes o podem demonstrar.
Mas… antes e acima de tudo atitudes interiores que ninguém vê além da própria pessoa com Jesus/Deus que a habita.
E há muitos enganos nas formas de seguir Jesus! Por haver muitos enganos nas verdadeiras formas de seguir Jesus é que muita gente prefere ficar longe desta maneira de viver… e afirma que eles ou elas, homens ou mulheres, dizem… mas, de facto, o que vão fazendo não está de acordo com o que afirmam!
Fraquezas… todos as temos!...
E temos de convir que a vida é uma aprendizagem constante, e não somos capazes de mudar as nossas atitudes de um dia para o outro. É preciso muito esforço aturado no tempo.
Mas tem que ser! Se queremos ser, realmente, discípulos de Jesus como Jesus quer temos que ir trabalhando a nossa vida interior, aos pouquinhos, pois é dali que o exterior tem de derivar.
Simeão, monge grego, diz assim no seu Hino 17:
«»
O reino de Deus
Vou mostrar-te claramente que é aqui em baixo que tens de acolher o Reino dos céus, todo inteiro, se nele quiseres entrar após a tua morte. Escuta Deus que te fala em parábolas: «A que é semelhante o reino de Deus, a que hei de compará-lo? É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e lançou na sua horta. Cresceu, tornou-se árvore». Esse grão é o Reino dos céus, é a graça do Espírito divino, e a horta é o coração de cada homem, o sítio onde quem O recebeu esconde o Espírito no fundo de si mesmo, nas pregas das suas entranhas, para que ninguém O possa ver. E guarda-O com todo o cuidado, para que germine, para que Se torne uma árvore e Se eleve até ao céu.
Portanto, se disseres: «Não é aqui em baixo, mas só após a morte que acederão ao Reino todos os que o tiverem desejado com fervor», estás a alterar o sentido das parábolas do Salvador nosso Deus. E, se não tomares o grão, esse grão de mostarda, como Ele te disse, se não o lançares na tua horta, ficarás totalmente estéril. Pois é aqui que recebes a semente.
«Aqui em baixo, recebe o penhor», diz o Mestre; «aqui em baixo, recebe o selo. Já aqui, acende a tua lâmpada. Se fores sensato, é aqui em baixo que Me tornarei para ti a pérola (Mt 13,45), é aqui em baixo que serei o teu trigo e o teu grão de mostarda. É aqui em baixo que serei fermento e farei levedar a massa. É aqui que serei para ti como água e Me tornarei fogo abrasador. É aqui que Me tornarei a tua veste e o teu alimento e toda a tua bebida, se o desejares». Eis o que diz o Mestre: «Assim pois, se já aqui em baixo Me reconheceres como tal, também no céu Me possuirás inefavelmente e Eu tornar-Me-ei tudo para ti».
«»
Perante tudo o que está escrito… o Reino dos Céus, para cada pessoa, ou começa aqui… ou não saberemos o que dizer!
Pois se Deus é Amor e Misericórdia infinita… como poderá castigar eternamente os filhos que tanto ama?
Não sei!
Amemos a Deus com toda a força da nossa vontade, sabedoria da nossa inteligência, Amor do nosso coração! E amemo-LO nos irmãos com quem convivemos, pois é pelo que fizermos aos irmãos que Jesus considera feito a Si mesmo que se reconhece se seguimos ou não Jesus Cristo!
E… há muita gente que sem práticas cristãs com comportamentos cristãos na vida de todos os dias!
Perante tudo isto… ‘quem são, realmente, os verdadeiros seguidores de Jesus?’
Não julguemos ninguém, amemos, porque é isso que Deus/Jesus nos pede!
Amemos, aqui e agora... porque tudo começa aqui!
Que o Espírito Santo nos encoraje e ilumine!

HN

Sem comentários: