domingo, 8 de setembro de 2019

NATIVIDADE DE MARIA!


Sim! Celebra-se hoje a Natividade de Maria, porque Ela nasceu, e tal como com o Seu Querido e Amado Filho Jesus, naquele tempo não havia assentos de nascimento, ou seja, nada ficava escrito acerca do nascimento das pessoas. Depois… claro que para as pessoas mais importantes acabavam sempre por arranjar um dia de nascimento. E o interessante é que, feitinhas as contas, nasciam com os nove meses certinhos. Pensemos na nossa muito Querida Mãe Maria… de oito de Dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria, até oito de Setembro, são nove meses certinhos.
Tal como Jesus que, desde a Anunciação do Anjo festejada a 25 de Março, a 25 de Dezembro estão os nove meses certinhos!
Claro que se não sabe ao certo em que dia nasceram, mas nasceram por muito Amor que deve ser por nós celebrado, pois esse Amor que tinham e têm abrange toda a humanidade de todos os tempos.
Como Deus é grande! E como encaminha as coisas sempre à Sua maneira! È incrível, mas é verdade!
Santos dos Santos, por Quem os santos chegam à santidade, quiseram nascer como nós para nos ajudar a viver como Eles! A tentar viver ao jeito deles… assim como «» Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301) monja beneditina Exercícios VII, SC 127
Eis que os meus pecados me causam vivo temor, que as minhas omissões me enchem de profunda vergonha, que a dissipação da minha vida suscita em mim grande receio. Temo o exame futuro em que terei de dar contas a Cristo, o homem nobre.
Se Ele quisesse exigir de mim o tempo que me confiou em depósito, e a inteligência, esse talento que me confiou para dar juros, eu ficaria sem resposta para Lhe dar. Que poderia eu fazer? Para onde me voltaria? Não sei cultivar a terra; de mendigar, tenho vergonha (cf Lc 16,3). Ó Ternura! Ternura! Abre a tua boca e que o teu doce conselho me reconforte a alma. Pela tua graça, responde-me: que decidirás fazer-me nesta conjuntura, Tu que, segundo o teu nome, és um coração verdadeiramente terno, e sabes perfeitamente o que nesta conjuntura me convém. Pela tua graça, perdoa-me e vem em meu socorro; não me olhes com indiferença nesta tribulação. Deixa-Te comover pela pobreza do meu espírito e, com o coração tocado pela compaixão, diz-me na tua bondade: «Façamos, tu e Eu, bolsa comum» (cf Prov 1,14).
Ó Ternura! Ternura! Não tens em Ti tantas e tão belas riquezas, que o céu e a terra não chegam para contê-las? Tu levaste o meu Jesus a dar a sua alma pela minha alma, a sua pela minha vida; dessa maneira, tornaste meu tudo o que é seu e assim, pela sua abundância, fizeste crescer os recursos do pobre. Pela tua graça, convoca a minha famélica alma às tuas liberalidades, a fim de que eu viva plenamente das tuas riquezas e, por Ti criada e por Ti alimentada, não fraqueje no serviço do Senhor, até que, sob a sua orientação, regresse ao meu Deus e entregue o espírito Àquele que mo deu (cf Ecle 12,7). «» Entregar o espírito a quem no-lo deu é morrer, partir para a eternidade!
Os santos são  importantes, muito importantes, não para lhes fazermos estátuas para enfeitar altares ou andores e lhes fazermos festas, mas muito mais para tentarmos saber algo sobre as suas vidas para podermos aprender deles a viver o mais possível ao jeito de Jesus!
Não sei mais que diga!
Que Maria Santíssima nos proteja e ajude a imitar as palavras, gestos e atitudes de Jesus, amando desinteressadamente, por Ele, a toda a gente em geral, porque o Amor com que Ele, Jesus, nos ama, é de todo especial!
Que sempre seja louvado!
Hermínia Nadais

Sem comentários: