segunda-feira, 30 de setembro de 2019

INIMAGINÁVEL… PARA QUEM NÃO TEM FÉ!



Há coisas que, quando nos confrontamos a sério com elas, ultrapassam toda a nossa inteligência!
Desde sempre aprendi a ver Jesus Cristo como o Filho de Deus e de Maria por obra do Espírito Santo, e isso me foi bastando.
Ao longo dos anos, o Amor de Deus foi criando raízes mais profundas e eu tentei compreender o mais que podia de tudo quanto a Bíblia nos diz.
Cheguei à conclusão que só com o tempo e muita aplicação e estudo bem recheado de Amor e dedicação poderiam descobrir mais alguma coisa. E quanto mais aprofundava, mais dificuldade tinha em compreender muito do que está escrito e nos é pregado todos os dias. E acabei por ir aceitando, compreendendo, interiorizando no coração da vida para que florisse em obras de acordo com a vontade de Deus.
Hoje… debruço-me sobre este texto de Orígenes (c. 185-253) presbítero, teólogo!
«»
Tratado dos princípios, II, 6, 2; PG 11, 210
De todas as grandes coisas e maravilhosas que se pode dizer sobre Cristo, há uma que ultrapassa totalmente a admiração de que o espírito humano é capaz; a fragilidade da nossa inteligência mortal não consegue compreendê-la nem imaginá-la. É o facto de a omnipotência da majestade divina, o próprio Verbo do Pai (Jo 1,1), a própria Sabedoria de Deus (1Cor 1,24), na qual todas as coisas foram criadas — as visíveis e as invisíveis (Jo 1,3; Col 1,16) — Se ter deixado conter nos limites deste homem que Se manifestou na Judeia. É este o objeto da nossa fé. E há mais: acreditamos que a Sabedoria de Deus entrou no seio de uma mulher e nasceu soltando os vagidos e os choros comuns a todos os recém-nascidos. E aprendemos que, mais tarde, Cristo conheceu a perturbação perante a morte, a ponto de exclamar: «A minha alma está numa tristeza de morte» (Mt 26,38); e que foi arrastado para uma morte vergonhosa entre os homens, embora saibamos que ao terceiro dia ressuscitou. […] Na verdade, fazer com que os ouvidos humanos entendam estas coisas, tentar exprimi-las por palavras, ultrapassa a linguagem dos homens […] e provavelmente a dos anjos.
«»
Sem sombra de qualquer dúvida! Habituamo-nos a olhar as coisas e os acontecimentos como foram, como nos chegaram. Como os compreendemos e assimilamos, e quando nos chegam observações destas… a nossa fraqueza e pequenez envolve-nos por completo, pelo menos a mim foi o que aconteceu!
Cada vez tenho mais Amor e admiração por Jesus, por Maria, pela Trindade… a enormidade de toda a criação, do mundo que vemos, do que os cientistas nos vão mostrando, e de tudo o que ainda está por descobrir… ver ESSE Deus enorme feito recém-nascido, homem entre os homens, ao ponto de ser mal considerado como foi, é espantoso!
Louvado sejas meu Senhor, minha vida, meu tudo!
Quanto mais quero descobrir-Te menos Te entendo, mas mais Te amo e desejo que sejas amado por toda a gente, todinha!
Senhor, ajuda-nos a não criticar ninguém, pois só Tu conheces tudo e todos, e o imenso Amor que nos tens, porque És somente Amor, tenho a certeza que passas o tempo atrás da ‘ovelha perdida’ que só não se encontrará contigo por grande desventura!
Desculpa… este foi o melhor momento do dia… o coração está de tal ordem que não deixa que da boca saiam mais palavras!
Boa noite para toda a gente… com Deus/Amor!
Hermínia Nadais

Sem comentários: