sexta-feira, 27 de setembro de 2019

TREINOS POSSÍVEIS… NÃO FALTAM!


Título esquisito, eu sei! Mas… pensando bem numa das melhores coisas que Deus nos pede… o título é real! Se não, vejamos, porque é elucidativo:
«»
"OFERECER O NOSSO PERDÃO"
Para ter a força de oferecer o nosso perdão a quem nos ofendeu, devemos pedir a Jesus a graça de sermos mansos e humildes. Pedir que Ele faça o nosso coração semelhante ao seu.
A frase de hoje é desafiadora, porque não sugere que perdoemos quando quem nos ofendeu vem nos pedir perdão, mas que devemos ser nós a oferecê-lo.
Essa oferta de perdão não pode ter nada de arrogante, mas deve ser somente amor.
É uma prática exigente, pois devemos substituir julgamento e condenação por misericórdia.
Diante de Deus somos todos necessitados de perdão. Ele nos ama e oferece o seu perdão a todo instante. A sua justiça é misericordiosa e não nos trata em proporção aos nossos pecados. (Cf. Sl 102,10)
Deus espera que ofereçamos o nosso perdão em forma de amor, um amor que não precisa usar palavras, mas gestos concretos e oração.
Abraços
Apolonio
«»
Então?!... Tenho… ou não tenho razão? Claro que tenho!
A vida é feita de pequenas coisas, pequenos gestos, algumas palavras, jeitos faciais e olhares que falam melhor que a boca… e em tudo isto e muito mais encontrámos situações a necessitar de perdão!
Perdão que não nos é pedido! Mas que devemos dar com a maior ternura e amor! A pessoa que ofende muitas vezes nem sequer dá conta do que faz, tal é a sua forma de ser e estar! E que fazer?
Chamar à atenção, mesmo com todo o cuidado, pode ser pior ainda. Tenho algumas experiências dessas que me custaram muito a viver!
O melhor mesmo é rezar pela pessoa e deixar passar como que despercebido, deixando a necessária mudança de comportamentos na mão do Senhor a quem continuaremos a pedir ajuda para essa ou essas pessoas… sem cessar!
Se Deus nos perdoa tudo o que fazemos… temos que tudo fazer para perdoar a quem nos ofende, bem ao jeito de Jesus!
Treinos possíveis… não faltam! Que tenhamos a coragem e discernimento de os aproveitarmos bem!
Que a mansidão e paciência não nos faltem, e a humildade seja uma das melhores peças do nosso coração!
Que o Espírito Santo nos assista sempre, Deus Pai nos acolha, Jesus nos acompanhe e a Mãe Maria nos estenda os braços nas nossas necessidades mais urgentes, estenda os braços para nós, e por aqueles por quem rezamos pedindo a Deus perdão e discernimento para eles.
Neste momento… parece-me viver um pouquinho de céu!
Santa noite! De Colores!
Hermínia Nadais

Sem comentários: