segunda-feira, 14 de outubro de 2019

SERÁ MESMO O SONHO QUE COMANDA A VIDA?


Sim! É um sonho! Mas que sonho nos comandará a vida?
Depois de muito pensar, de muito cair e levantar, de muito errar e tentar corrigir aos pouquinhos até concluir… ou quase… porque somos humanos e fracos e o maligno tenta sempre que pode, pois não nos deixa em paz!
É Deus a ajudar…e o maligno a estragar tudo!
Gosto muito de participar na Eucaristia diária, são muito poucos os dias que falto, e acompanho com a melhor atenção as leituras bíblicas e tudo quanto delas se escreve ou diz. Recebo todos os dias ‘Evangelizo’ que finaliza com uns textos meditativos sempre muito bons.
O de hoje, de São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja,
dizia assim, ‘vou colocar em negrito e sublinhado o que mais me tocou’:
«»
Evitemos perder a esperança, mas evitemos igualmente ceder à indolência. [...] O desespero impede quem cai de se voltar a levantar; a indolência faz cair quem está de pé. [...] Se a presunção nos faz tombar do alto dos céus, o desespero lança-nos no abismo infinito do mal, mas basta um pouco de esperança para nos arrancar a ele. [...]
Foi assim que Nínive foi salva. Era natural que a sentença divina pronunciada contra os ninivitas os afundasse no desalento, porque ela não dizia: «Se vos arrependerdes, sereis salvos», mas: «Dentro de três dias, Nínive será destruída» (Jn 3,4). Contudo, nem as ameaças do Senhor, nem as imposições do profeta nem a própria severidade da sentença [...] quebraram a confiança dos ninivitas. Deus quer que tiremos uma lição desta sentença imposta sem condições; instruídos por este exemplo, resistamos tanto ao desespero como à passividade. [...] Mas a benevolência divina não Se manifesta apenas no perdão concedido aos ninivitas quando estes se arrependeram [...]: o prazo dado atesta igualmente a sua bondade inexprimível. Com efeito, três dias não seriam suficientes para apagar tanta iniquidade. Por trás destas palavras, brilha a benevolência de Deus; de resto, é ela o artífice principal da salvação de toda a cidade.
Que este exemplo nos preserve de todo o desespero. Porque esta fraqueza é a arma mais eficaz do demónio; depois de termos pecado, o seu maior prazer é ver-nos perder a esperança.
«»
A bondade de Deus para connosco não tem tamanho algum. Deus nunca se cansa de nos ajudar, de nos deitar as mãos das mais diversas formas, mas nós… eu… falho tantas vezes… desespero… desfaleço… perco a coragem… penso proceder ou fazer algo que me fica para trás… o tempo é sempre pouco… perante este maravilhoso texto penso seriamente no que vou fazer!
Talvez, um voltar aos meus princípios, com acções determinadas para cada dia, com tempo especificado para tudo, sei lá!
Não posso, de forma alguma, ficar passiva nem perder a esperança!
Como me referiu um dos melhores directores Espirituais que tive, tenho que voltar a ser, não como era, mas melhor do que sempre fui!
Quando penso assim para mim, meu coração pede ao Senhor para mim e para toda a gente que eu queria, sem a menor sombra de dúvida, ver realizada e feliz!
Boa noite!
Hermínia Nadais

Sem comentários: