segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

DEUS FALA-NOS NO SILÊNCIO


No silêncio do tempo encontro a verdadeira vida, aquela que só se encontra mesmo no silêncio e nos faz descobrir tantas realidades!
Se não me habituar a fazer silêncio, nunca saberei do que, no silêncio, serei capaz.
Não me refiro ao silêncio exterior, que  favorece muito, mas ao silêncio do pensamento, àqueles segundinhos em que sou capaz de não pensar em nada, e deixar o coração à espera de algo que o fortaleça.
O coração, aquele bocadinho de nós que vale mais que a vida, porque queiramos ou não, saibamos ou não, e façamos o que fizermos, é onde se recolhe em nós o Senhor da Vida, para nos orientar nos verdadeiros caminhos de Fraternidade e Paz!
São pequeninos momentos de céu aqui na terra!
Sim! Como Deus está em toda a parte… talvez o Céu também esteja na terra, e até junto de nós, sem disso nos apercebermos!
Que o Espírito Santo nos ajude a descobrir Deus em nós nesses momentos de silêncio que tanta felicidade nos fazem sentir!
Quem dera… que toda a gente pudesse sentir esses momentos… pois o mundo se transformaria num lugar de harmonia, compreensão, dádiva, entrega, prosperidade e paz.
Paz… não é ausência de problemas, é confiança em Deus que nunca nos desampara e faz maravilhas.
Vejamos o texto seguinte:
«»
Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301)
monja beneditina
Na solene festa da Epifania, com base no modelo das oferendas dos reis, Gertrudes ofereceu a Deus, à laia de mirra, o corpo de Cristo, com todos os seus sofrimentos e toda a sua Paixão, por meio da qual queria apagar, para glória de Deus, os pecados de todos os homens, desde Adão até ao último homem. No lugar do incenso, ofereceu a alma de Cristo, cheia de devoção, com todos os atos da sua vida espiritual, para compensar as negligências de todo o universo. Por fim, à laia de ouro, ofereceu a divindade perfeitíssima de Cristo, com as delícias de que ela goza, para compensar as deficiências de todas as criaturas. Apareceu-lhe então o Senhor Jesus, apresentando esta oferenda como presente de grande valor à sempre adorável Trindade. E enquanto Ele atravessava, por asim dizer, o Céu, a corte celeste parecia fletir o joelho por respeito a esta oferenda. [...]
Gertrudes recordou então que certas pessoas, num gesto de humildade, lhe tinham pedido que oferecesse a Deus, no lugar delas e em memória destes presentes dos magos, as pequenas orações que tinham dirigido ao Senhor antes desta mesma festa. Tendo cumprido este pedido com toda a devoção possível, o Senhor Jesus voltou a aparecer-lhe, transportando pelo Céu esta segunda oferenda, como que para apresentá-la a Deus Pai. E todo o exército celeste acorreu à sua presença, celebrando os louvores desta oferenda como se se tratasse de um presente magnífico.
Deste modo, ela compreendeu que quando alguém oferece a Deus orações ou outros esforços, todo o senado do Céu aplaude este dom como oferenda agradável a Deus. Mas quando alguém, não se contentando em dar o que é seu, junta às suas próprias obras as obras - mais perfeitas - do Filho de Deus, os santos têm por essa oferenda [...] uma tal reverência que nada pode aspirar a tão alta dignidade a não ser a única e adorável Trindade, que está acima de tudo.
«»
Tantas maravilhas!... Cada pessoa… seja que pessoa for… é única e irrepetível… vale mais do que tudo que há no mundo, porque é habitada por Deus!
E se há grandes santos que nada fizeram de errado… há os que cometeram muitos erros… mas acabaram por conseguir perceber o infinito Amor e cuidado de Deus em si, e converter-se, mudar as suas atitudes, aos pouquinhos, transformando-se radicalmente!
E aqui se pode colocar aquela frase de Jesus: “ Há mais alegria no Céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento!”
Não critiquemos atitudes de ninguém, antes, façamos como Santa Gertrudes de Helfta, peçamos ao Senhor, cada qual conforme puder e souber, que a própria pessoa e toda a gente se arrependa de ter magoado Jesus!
Um Santo final do Tempo Natalício!
Hermínia Nadais

Sem comentários: