quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

MARAVILHOSA ESCADA!


Gosto muito de acompanhar certas publicações que me ajudam a descobrir muitas verdades a que de uma outra forma eu nunca chegaria: “Evangelizo, Hossana, Senha do Dia… e outras onde me descubro e me encho de mim, do que, com Deus, eu sou, na minha realidade que ainda desconheça mas Deus sabe tal qual como é!
Imaginem o que encontrei em Evangelizo de ontem, dia 15 de Janeiro:
«»
Santo António de Lisboa (c. 1195-1231)
franciscano, doutor da Igreja
Sermão do 2.º Domingo de Quaresma
Está dito que Jacob viu em sonhos uma escada, e por ela também tu podes subir [...]. Essa escada, com dois lanços e seis degraus, representa Jesus Cristo, a sua natureza divina e humana, e as suas virtudes: a humildade e a pobreza, a sabedoria e a misericórdia, a paciência e a obediência.
Jesus foi humilde ao assumir a nossa natureza e quando «pôs o olhar sobre a sua humilde serva» (Lc 1,48). Foi pobre na natividade, quando a Virgem, que era pobre, O deu à luz e não teve outro lugar para O deitar, envolto em panos, que uma mangedoura de animais (cf Lc 2,7). Foi sábio na sua pregação, pois começou a fazer e a ensinar (cf At 1,1). Foi misericordioso, acolhendo os pecadores: «Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, para que façam penitência» (Mc 9,13). Foi paciente nas chicotadas, nas bofetadas, nos escarros: «Tornei o meu rosto duro como pedra», diz pela boca do profeta Isaías (50,7); «ao ser insultado, não respondia com insultos; ao ser maltratado, não ameaçava» (1Pe 2,23). Por fim, foi «obediente até à morte e morte de cruz» (Fil 2,8). Esta escada estava apoiada na Terra quando Cristo pregava e operava milagres; e tocava no Céu quando Ele passava as noites a orar ao Pai.
A escada está, pois, montada. Porque não a sobes? Porque continuas a arrastar as mãos e os pés por terra? Sobe. Subi, anjos, bispos, superiores religiosos e fiéis de Jesus Cristo! Subi e contemplai quão suave é o Senhor; descei para ajudar e aconselhar, pois é disso que o nosso próximo precisa. Porque tentais alcançar esta montanha por outra via, que não a desta escada?
«»
Claro que Deus, Jesus, é a minha escada… é a escada por onde me vou encontrando na mais possível prática do Amor, conforme tenho sido capaz. Mas visto desta maneira, nunca tinha pensado!
Uma escada com dois lanços e seis degraus!
Dois lanços, a Natureza Divina e Humana de Jesus… e seis degraus, as mais importantes virtudes que nos pregou e exemplificou: humildade, pobreza, sabedoria, misericórdia, paciência, obediência!
Cada uma destas palavras, quantas vivências, quantas atitudes, quantas… quantas… quantas!...
Não sei explicar! Por muito que pense, a cabeça nada me diz e nada me sai das mãos!
O coração vai-me incitando a que esta escada tem de estar bem assente no estudo e meditação da Palavra de Deus, na receção contínua e amorosa dos Sacramentos, nas mais diferentes, vivas e continuadas formas de oração!
Afinal… foi assim que Jesus nos exemplificou e ensinou e os santos nos foram exemplificando, cada qual do seu jeito, conforme os dons e graças recebidas!
A vida é bela, assim, com Deus no controle! Nada mais nos poderá ajudar a ser felizes de verdade! Que os homens e as mulheres consigam descobrir esta enorme verdade, e reconhecer que, sejam como forem, vivam como viverem, Deus está presente no mais profundo dos seus corações, ainda que abafado por maldades e pecados, ansioso por que O descubram, ali, e acabem por ser, assim, felizes com Ele… Perdão, Misericórdia, Amor!
Que sempre seja louvado!
Hermínia Nadais

Sem comentários: