segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

VINDE… C0MIGO!


Vinde comigo foram as palavras que Jesus disse no Evangelho de hoje a quatro Apóstolos, Simão e seu irmão André, e Tiago e seu irmão João!
Diz o Evangelho que eles deixaram as ‘redes’ ou seja, tudo  o que tinham para viver, e O seguiram!
Estas palavras de Jesus são-nos ditas a todos os momentos, não por Palavras saídas da boca como acontecéu com os Apóstolos a quem Jesus ordenou que O seguissem, mas com aquelas palavras docíssimas que Jesus nos vai segredando ao coração!
Acerca deste Evangelho, Mc 1, 14-20, diz 
«»
Santo António de Lisboa (c. 1195-1231)
franciscano, doutor da Igreja
«Vinde comigo!» Jesus diz estas palavras [...] a todos os cristãos. Vinde comigo, nu como Eu estou nu, livre de qualquer peia como Eu o estou. Diz Jeremias: «Chamar-me-ás "meu Pai", e não te afastarás de mim» (Jer 3,19). Vem comigo, pois, e poisa os fardos que carregas; com efeito, não podes seguir-me assim carregado pois Eu avanço a correr. «Corri cheio de sede» (Sl 61,5, LXX), diz o salmo sobre Mim: a sede de salvar a humanidade. E para onde correu? Para a cruz. Corre também com Ele, pois assim como Ele carregou a sua cruz por ti, toma tu a tua, para teu bem. Donde estas palavras do evangelho de Lucas: «Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo», renunciando à sua própria vontade, «tome a sua cruz», mortificando as suas paixões, «de cada dia», continuamente, «e siga-Me» (Lc 9,23). [...]
Jesus dirige-Se a nós como uma mãe que, querendo ensinar um filho pequeno a andar, lhe mostra um pão ou uma maçã e lhe diz: «Vem comigo e eu dou-to». E, quando a criança está tão perto que está prestes a agarrar a maçã ou o pão, afasta-se mais um bocadinho, continuando a mostrar-lhos e a dizer: «Vem comigo se o queres». Há certas aves que empurram as crias para fora do ninho e, voando, as ensinam a voar e a segui-las. Jesus faz a mesma coisa: apresenta-Se como exemplo, prometendo-nos a sua recompensa no reino para que O sigamos.
«Vem comigo», pois, porque Eu conheço o melhor caminho e serei eu a conduzir-te. Lemos no Livro dos Provérbios: «Eu te instruo no caminho da sa­bedoria e te encaminho pelas sendas da justiça; ao caminhares, não serão inse­guros os teus passos; se correres, não tropeçarás» (Prov 4,11-12). Portanto, «vem comigo».
«»
‘Vem comigo’ – diz Jesus! ‘Vem comigo seguindo as Minhas Palavras que os teus ouvidos ouvem ou que o teu coração sente… que os teus irmãos, ramos da mesma videira que Sou Eu, te dizem com as suas atitudes, sofrimentos, compreensões ou incompreensões, pois Eu estou lá, onde estiverem dois ou três Eu estarei no meio deles!
Vem comigo, quando descobres que erraste e o teu coração fica aflito pelo mau exemplo que deste, é uma forma de Eu te  manter humilde, uma forma de compreenderes que a fraqueza humana atinge a todos, indefinidamente!
Vem a mim, sempre, sempre, até que o tempo de Te ir buscar para junto de Mim, eternamente, chegue, e já não precises de recear perder-Me!
Aliás, Eu prometi não abandonar ninguém neste mundo, por isso, faças o que fizeres, ainda que escondido pelo lixo dos teus pecados, nunca te abandonarei!’
Quem dera, querido Jesus, que todos compreendessem na realidade o imenso Amor que és e que nos tens, pois haveria muito mais fraternidade e felicidade no mundo!
Obrigada Senhor, por tudo quanto nos dás!
Que sempre sejas louvado!
Boa semana para todos, a primeira semana do Tempo Comum deste Ano Litúrgico!
Hermínia Nadais

Sem comentários: