domingo, 29 de setembro de 2013

CONSTITUIR FAMÍLIA!



A família é a célula da sociedade… que será sempre o que forem as famílias que a compõem!
A família está em crise… daí a crise da sociedade! Assim, para solucionar os problemas da sociedade temos que começar por solucionar os problemas da família!
Uma família que se forma assenta sempre no exemplo das famílias donde provém as pessoas que a vão formar, pois quer queiramos ou não, as primeiras coisas que vemos na vida e a vida familiar de nossos pais marcar-nos-ão, irremediavelmente!
Como poderemos querer que as novas famílias sejam sólidas se as famílias que dão origem a novas famílias estão por aí repartidos o pai num lado e a mãe no outro?
Temos o hábito de dizer que é melhor uma separação do que andar em brigas toda a vida. E isso é uma verdade. Mas não seria melhor aprender a compreender, aceitar, conviver e solidificar o amor? Não seria melhor interiorizar que o casamento não é para se ser feliz com o outro… mas para fazer o outro feliz?
A compreensão e aceitação desta verdade fará toda a diferença.
Falamos muito no amor… mas na generalidade temos uma ideia muito errada do que é o amor e do que é amar!
Amar é dar sem querer esperar nada em troca; é querer que o outro seja feliz e fazer tudo para que o outro seja feliz; é partilhar alegrias e tristezas; é ser fiel; é confiar, pois não é possível viver com alguém sem confiar plenamente nesse alguém; é caminhar de mãos dadas com o outro seja em que condições for.
Falamos muitas vezes “aqueles estão apaixonados”…
A paixão é cega… está baseada só no sentimento, e as raízes do amor matrimonial não pode estar só no sentimentalismo, mas também na razão, no querer e na vontade, tudo conjugado. A paixão… cega como é… poder-se-ia mesmo dizer que é inimiga do verdadeiro amor.
O amor humano é uma planta muito frágil que necessita de um tratamento muito especial, ou seja, da implicação da pessoa toda, se não murcha, vai esmorecendo e acaba por desaparecer, morrer! Sem uma boa dose do querer, da vontade e da sensibilidade num esforço conjugado… e as bênçãos de Deus a ajudar… o Matrimónio nunca terá bom fim!
Se o Matrimónio não é vivido a três, nunca poderá ser Matrimónio, pois sem Deus nunca poderá haver união.
Famílias!... vede o quanto sois importantes! E se quereis ver os vossos filhos felizes, procurai a felicidade. A verdadeira felicidade nunca se encontrará sem Deus nas nossas vidas!
Este é um tema que tem muito a debater!
Que o Espírito Santo esteja connosco!

Sem comentários: