segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DESEQUIVOCAÇÃO!






NINGUÉM É DIGNO DE RECEBER JESUS!
  Tenho saudades de quando ouvi isto pela primeira vez… naquele Santuário/Maternidade da vida da Graça, da boca de um Padre de 32 anos… que bem poderia ser meu filho… e há muito, pela dignidade do seu porte e pelo seu comportamento exemplar... me encantava!
Estava a chegar o Natal quando ele veio à escola e nos convidou a ir ao seu cartório buscar umas pecinhas de teatro para os miúdos encenarem. Meti-lhe na mão, às escondidas, uma cartinha com um poema a ele dedicado, o que ele muito delicada e rapidamente meteu no bolsinho interior da casaco. Aceitei ir ao cartório com uma colega às 17.30H do dia 16 de Novembro daquele ano. Entretanto, pedi-lhe para me dedicar um pouquinho do seu tempo ao que acedeu de imediato com muito carinho. No dia aprazado, lá estava ele à nossa espera. Entregou-nos as pecinhas de teatro que a minha colega ficou a ler enquanto nós entramos os dois no santuário e ficamos sentados um frente ao outro. Eu… não tinha palavras, só chorava.
Como não conseguisse articular palavra… ele perguntou-me:
-Então?... Por que chora?... Não diz nada?!...
Entre suspiros respondi:
- Queria voltar a ser o que já fui!
-O que já foi, não!... Muito melhor! O que já foi… já passou! Agora… tem de ser melhor!
-Tenho saudades de quando dava catequese e pertencia à Ação Católica… e ensaiava pecinhas de teatro com grupos de jovens… e comungava quase todos os dias da semana e nas Missas dos domingos! Agora… vejo tantas pessoas a ir sempre comungar… e admiro-me de como conseguem viver assim! Eu não consigo!
- Não consegue o quê? E viver assim… como?
- De modo a poderem ir à comunhão!
- Mas… olhe que ninguém é digno de receber Jesus! Jesus é que quer ser recebido por nós. Ele gosta de nós assim como somos, com defeitos e qualidades! E quer-Se entregar a nós para nos ajudar a sermos melhores e a vivermos mais felizes.
-Meu Deus... senhor Padre! Eu já fiz tantas asneiras!...
- Pois! Todos nós fazemos muitas asneiras! Sabe, somos humanos, e Jesus sabe bem disso. Essas asneiras… que eu não quero saber quais são… com toda a certeza que já as confessou, já pediu perdão delas ao Senhor… e o Senhor já lhas perdoou e já esqueceu tudo. Nosso Senhor não é como nós que estamos sempre a lembrar as coisas que nos fazem e nos magoaram, Ele perdoa e esquece! Jesus ama-a muito! Ele gosta muito de si, assim como você é. Você é que tem de confiar no amor d’Ele e caminhar para Ele. E comungue sempre! Nós precisamos de receber Jesus muitas vezes para termos força de fazermos o que Ele quer que façamos. Olhe, vai ler muitas vezes o Salmo 130! É muito pequenino mas muito importante, depois verá porquê!
E claro… que vi porquê… e muito bem!...
Voltei para junto de minha colega que me esperava no carro… e deixei-a perto de casa dela. Na viagem até minha casa, emocionada como estava, como louca enamorada… estacionei várias vezes na berma da estrada, a rir e a chorar de tanto contentamento, numa alegria sem par, imensamente feliz porque Jesus gostava de mim e me amava, o que eu antes desconhecia… Chegada a casa… fui logo direitinha à Bíblia para ler o Salmo 130… que aprendi de cor:
“Senhor, o meu coração não se orgulha nem os meus olhos são altivos; não vou atrás de grandezas nem de prodígios que me excedam. Ao contrário, aquieto e sossego a minha alma, como uma criança saciada no colo de sua mãe; como uma criança saciada assim está a minha alma dentro de mim. Israel, põe a tua esperança no Senhor, desde agora e para sempre.”
A partir dali… o amor de Jesus cativou-me de tal modo que modificou por completo a minha vida! Ou melhor: a minha vida ficou como estava… eu é que comecei a vê-la com os olhos de Jesus… o que modificou tudo! E foi uma mudança de tal ordem que não se consegue descrever…
Agora… quando participo na Eucaristia… as pessoas que não se abeiram da comunhão afligem-me! Penso logo que… ou estão divorciadas e recasadas… são casadas civilmente… estão a viver em união de facto… ou… então… estão equivocadas a pensar que não são dignas de receber Jesus… assim como eu estava antes daquele maravilhoso encontro!...
Ninguém é digno de receber Jesus! Isso… eu repito-o inúmeras vezes… Mas ainda assim, indigna como sou… eu vou recebê-Lo em todas as Eucaristias, pois sei que Ele me ama… e já não posso passar sem Ele, Ele faz parte da minha vida em todos os seus momentos! E é inacreditável! Quanto mais me sinto crescer com Ele… mais indigna d’Ele me vejo… e mais vontade tenho de estar com Ele!
Peço muitas vezes a Jesus que acarinhe todas as pessoas como acarinhou a mim… e apetece-me muitas vezes gritar a toda a gente que… ninguém é digno de receber Jesus… mas que corram para Ele como eu tive a graça de correr… pois Ele chama, aconchega, acarinha, aquece o coração… e no que tivermos de fazer, se fizermos tudo quanto pudermos… Ele fará o resto, ou seja, o que não formos capazes de fazer!
Que Ele seja muito querido, amado e louvado!

Sem comentários: