sexta-feira, 1 de novembro de 2013

VIDA EM FAMÍLIA



 A vida em família será sempre o que forem as pessoas que compõem essa família, o que for a sua oração e a sua vida de fé que desembocará sempre numa vida de satisfação e alegria!
Mas a oração não pode ser de orgulho e vanglória como a do fariseu da parábola, mas humilde, reconhecedora das próprias misérias e confiante na misericórdia do Senhor como a do pobre publicano.
A fé é um dom de Deus que se alimenta pela oração e está na origem da entrega, doação e serviço ao próximo, que é uma enorme alegria, pois a verdadeira felicidade está mais em dar do que em receber.
Na família é preciso rezar, “o marido pela esposa, a esposa pelo marido, ambos pelos filhos, os filhos pelos pais, pelos avós…”
Uma oração maravilhosa para rezar em família é o Terço. Se devemos rezar uns pelos outros, muito mais o devemos fazer pela nossa família. “Família que reza unida permanece unida.” A oração torna a família forte e unida na fé e na caridade.
Fazer oração é deixar-se olhar por Jesus, pedir a Sua misericórdia e que sejamos capazes de termos em nós um pouquinho da Sua bondade.
A família conserva a fé vivendo segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, tentando dar testemunho dessas vivências e não esconder esses ensinamentos mas falar deles, sendo apóstolo, saindo de dentro das paredes da igreja para os ambientes, cá para fora, como diz o Papa Francisco, levando Jesus até às periferias e trazendo para a Igreja de Jesus os que vivem nessas periferias.
Quem vive da fé espalha a fé que vive! Que as corridas e as pressas de todos os dias sejam também corridas de fé mostrando Jesus aos outros nas nossas atitudes de vida.
A família que vive da oração na fé, vive da Palavra de Deus, é família que vive a alegria, porque o Senhor está sempre próximo de toda a gente… mas quando essa gente tem a certeza de que Ele está próximo, ainda que no meio de trabalhos e tribulações, vive na alegria e paz, pois o Senhor é paz e alegria. Não a paz das armas nem a alegria das gargalhadas, mas uma paz interior e profunda que se sente no coração, uma grande alegria e satisfação de estarmos juntos na harmonia, de nos ajudarmos mutuamente e de nos apoiarmos uns aos outros, o que nunca se conseguirá sem a presença de Deus com o Seu ‘amor acolhedor, misericordioso e respeitoso para com todos’.
Só Deus nos ajuda a sermos compreensivos, pacientes e compassivos, harmoniosos na aceitação e compreensão das diferenças e no aprender a viver e a crescer com elas.
A família que vive a alegria da fé comunica-a espontaneamente, é como que sal da terra, luz do mundo e fermento para toda a sociedade.
Somos sempre chamados por Deus à santidade, ou seja, a viver uma vida de fé alicerçada na oração e contemplação dos mistérios de Deus, na proximidade com Deus e com os irmãos, e na abundância da Graça de Deus, pois tal como Jesus disse, ‘onde abundou o pecado superabundou a graça’!
Temos de deixar que Deus nos olhe e de nos deixarmos guiar por Ele, pois por muitos e enormes que sejam os nossos pecados ou desamores, a misericórdia de Deus, que é maior do que todos eles,  esquece-os e enche-nos das graças necessárias para podermos ser o que Ele sonhou para nós!
Sagrada Família de Nazaré, ajuda as nossas famílias a serem verdadeiramente famílias cristãs, para maior glória de Deus e salvação ou felicidade das almas!

Sem comentários: