domingo, 20 de março de 2016

COMUM UNIÃO = COMUNHÃO

Hoje - Domingo de Ramos, início da Semana Santa com tudo quanto nos faz recordar a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o que muito bem nos mostraram as Leituras das Eucaristias!
Celebrações, ramos, flores, via-sacra, música sacra, para preencher o dia, com imensa gente à volta do mesmo Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro elo de união entre
toda a gente!
Mas mais do que nunca temos que tudo fazer para nos podermos manter em comunhão, comum união, aberto aos outros, às suas formas de ser e pensar!
Viver em comunhão é participar na vida dos outros valorizando as suas ideias, atendendo aos seus pontos de vista e enriquecendo a vida com as diferenças… até porque será uma boa forma de não ficarmos isolados numa enorme solidão.
Mesmo que as nossas ideias sejam boas, tal como um único tijolo não consegue construir uma casa, precisamos das ideias uns dos outros para podermos crescer como convém ao nosso ser humanos e cristãos, numa atitude de misericórdia para com tudo e todos, não entrando em julgamentos precipitados.  Se assim procedermos poderemos verificar que muitas das nossas impressões e suposições acerca das pessoas não são verdadeiras, porque não há ninguém que consiga saber com exactidão qual a intenção de quem quer que seja! Se pensarmos um pouco em quantas vezes temos sido mal interpretados, compreenderemos melhor esta verdade.
Esta é uma boa maneira de amarmos como convém!
Já agora, os verbos de substituição do verbo amar: servir, ajudar, escutar, respeitar, cuidar, visitar, alimentar, acolher, vestir, visitar, doar, perdoar…
Todos estes verbos nos levam a ir ao encontro dos outros fazendo comunhão, vencendo egoísmos e dando-se sem reserva.
Amar… viver em comum união, em comunhão, é viver ao jeito de Jesus, o que nos faz felizes e nos põe a dar felicidade às pessoas próximas!
Nesta Semana Santa que hoje começa, façamos tudo pela verdadeira comunhão entre as pessoas.
Que Deus nos ajude

Sem comentários: