sábado, 5 de março de 2016

PAI DE MISERICÓRDIA!

Todas as vezes que escuto a leitura da Parábola chamada do Filho Pródigo ou melhor ainda do “Pai Misericordioso” aprendo coisas novas, consigo integrar na vida novas atitudes!
É por isso que se diz que a Palavra de Deus é uma eterna novidade!
E é mesmo! A Palavra de Deus é uma eterna novidade! Não tenho dúvidas!
E quanto mais a conhecermos, mais nos comprometemos com ela, mais nos responsabilizamos por ela, mais nos tornamos solidários uns com os outros, mais nos amamos mutuamente, mais somos Igreja ao jeito de Jesus!
Diz alguém que
"A vida humana não atinge o seu objetivo, que é a felicidade, se as pessoas não mantêm um relacionamento apropriado consigo mesmas, com a criação e com Deus. A perspectiva da unidade das pessoas entre si e com Deus é a única perspectiva que pode superar o desafio do Terceiro Milênio.”
"Os grandes líderes são aqueles que conseguem pensar nos interesses das gerações futuras. Os pobres são os primeiros e mais duramente atingidos pela mudança climática", acrescentou, ressaltando que "esta encíclica nos diz que a solução não é a tecnologia, mas a relação entre o homem e a natureza".
E nós? Que espécie de líderes seremos? Como tratamos a Natureza? Como nos relacionamos com as pessoas que connosco convivem? Onde teremos o nosso coração? Que desejamos fazer da nossa vida? Será que já descobrimos que Deus é Amor compreensivo e justo? Será que já descobrimos o verdadeiro sentido da Parábola do Pai Misericordioso? Pai que sabe respeitar a liberdade dos filhos: do mais novo nas desmesuradas tropelias que o levaram ao desbaratar de toda a herança e a vir, finalmente, arrependido, ter com ele para lhe pedir perdão; e do filho mais velho porque se julgava muito melhor do que o irmão por nunca se ter desviado das ordens do Pai, o que o levou a um tremendo ciúme e consequente desprezo do irmão?
Na nossa vida... teremos muitos momentos do irmão mais novo... e muitos momentos de irmão mais velho...
Agora... vejamos o comportamento do nosso Pai comum... Deus!...
Tal como o pai da parábola, acarinha-nos a todos, dando a cada qual as palavras, carinhos e aconchegos necessários para prosseguirem na vida com fraternidade, harmonia e paz.  
O Pai Misericordioso não ralhou com nenhum dos filhos... assim como Deus não ralha connosco!
Não deixou que o filho mais novo acabasse o pedido de perdão mas apressou-se a dar-lhe tudo o necessário para se integrar na vida familiar que sempre fora dele; mas também não ralhou nem teve em conta os ciúmes do filho mais velho, mas carinhosamente lhe fez compreender o motivo da sua imensa alegria, o regresso do irmão, são e salvo!
Ao contrário do que se poderá pensar ainda, Deus não está à espera de errarmos para nos castigar, mas mesmo antes de termos errado compreende os nossos erros e ajuda-nos a aprender com eles dando-nos o necessário para seguirmos em frente nos caminhos da compreensão e do amor fraterno!
Deus é todo amor e misericórdia e perdão! O perdão de Deus é a ajuda que nos dá para nos encaminharmos na vida, para conseguirmos ser felizes e fazer felizes os que connosco convivem!
Deus só quer mesmo que amemos! Que amemos sem peso nem medida, gratuitamente, sem esperar qualquer recompensa!
No desenrolar do Ano de Misericórdia e em tempo de Quaresma ou de conversão, que o Espírito Santo nos ajude a compreender e viver Deus na nossa vida, pois é do que mais precisamos!
Amor! Amor! Amor!


Sem comentários: