domingo, 13 de março de 2016

"TAMBÉM EU NÃO TE CONDENO!..."

Estas foram algumas das palavras que ficaram do Evangelho deste 5º domingo do Quaresma… tempo de conversão!
E de que conversão precisaremos nós?! Com toda a certeza, de muita conversão, Precisamos, talvez, quem sabe, de uma mudança radica em muitas situações!
Quanto mais aprendemos, mais descobrimos, e mais formas encontrámos de viver na humildade, lealdade, ajuda mútua, fraternidade, amor! É que esta forma de vida tem de assentar exclusivamente no amor. Naquele Amor que Jesus nos veio ensinar! Um Amor misericordioso, tolerante, que se dá sem peso ou medida!
No passado domingo ficou-nos a ideia do Pai Misericordioso para com os dois filhos, o desejoso de viver que logo se sentiu mal por ter abandonado a verdadeira vida, e aquele que sempre pareceu viver a vida verdadeira mas na realidade não passava de um farsante egocêntrico e egoísta ressabiado que em nada valorizava o Amor desmedido que o Pai nutria pelos dois!
Hoje… a mulher adúltera… consegue salvar a vida pela perspicácia de Jesus que mais não foi do que o Amor desmedido que nos dedica a todos e todas!
Jesus calou… pensou… escreveu… obrigou os homens a pensar nas suas próprias acções antes de levantar pedras contra as acções do outros.
Grande lição que nos foi dada!
Se deixarmos de olhar para os defeitos dos outros… defeitos que não nos é dado avaliar nem corrigir… e olharmos mais profundamente para o que vamos pensando e fazendo de negativo e podia ser alterado… lutaríamos constantemente por converter a nossa vida, deixaríamos, aos pouquinhos, de praticar o que não tem a ver com o verdadeiro Amor, perdão, solidariedade, fraternidade, partilha!...
Tantos comportamentos poderemos alterar se conseguirmos viver um pouquinho mais ao jeito de Jesus, que espera pacientemente que o procuremos para nos ajudar a corrigir!
O “Eu não te condeno” é dito a cada instante a cada um ou uma de nós! Que consigamos ouvir sempre estas palavras doces e de ternura e compaixão!

Que Deus nos ajude!

Sem comentários: