sexta-feira, 26 de agosto de 2016

EU SOU UM COPO – COPO VAZIO

 Um copo cheio não leva mais nada, ainda que necessitemos de colocar nele mais líquido. Para que leve mais líquido teremos que o esvaziar, que retirar dele uma parte do líquido que contém.
Eu já fui um como cheio, que sabia tudo, que fazia tudo, que via os outros inferiores a mim porque eu era a maior.
E todas as coisas más que me aconteciam era sempre por culpa de alguém. Alguém que não tinha nada a ver com nada, eu é que tinha de aprender a viver com tudo o que me rodeava.
A infelicidade era enorme, pois uma pessoa tão importante o que tinha é de ser cortejada, o que, de facto, não acontecia.
O rodar dos dias era insuportável, pois não me sentia amada por ninguém e isso arrasava-me.  Até que um dia, sentada numa cadeira frente a um homem que bem podia ser meu filho, vazia de palavras e com os olhos cheios de água ouvi muito serenamente, depois de dizer que queria voltar ao passado:
‘Ui, que é isso? Eu não quero saber nada, mas voltar ao passado, não. O passado já foi. Tem que ser melhor do que já foi, e não estar triste com nada. Deus ama-a muito assim como você é. O que lá vai, lá vai. Deus não é como nós, perdoa e esquece. E só quer que seja feliz.’
Este foi o ponto crucial da conversa que me deu volta à vida, que esvaziou o meu ‘copo cheio’ onde começou a cair toda a aprendizagem necessária à minha mudança de atitudes e a fazer de mim o que hoje sou que, longe de ser perfeita, com atitudes boas e menos boas, vou tentando crescer a cada dia um pouco mais, interessar-me a cada instante um pouco mais pela felicidade de quem me rodeia, ajudar a cada instante um pouco mais a quem precisa, se mais não for, com uma pequena oração, em suma, a praticar a caridade que Nosso Senhor Jesus Cristo nos disse que praticasse.
Eu não queria de forma alguma dizer isto, mas, de facto, é um outro lado de vida que muitos necessitarão saber para procurar também fortificar e dar mais voz a esse lado de vida que toda a gente tem.
Senhor Jesus, obrigada por tudo quanto fazes por mim todos os dias. Ajuda com a tua Divina Graça todos os meus queridos amigos e amigas a quem desejo o melhor da vida que és Tu. E ajuda, Senhor, também, todas as pessoas que necessitam abrir-se à Tua vontade que encanta e vivifica.
Desculpa a crítica, Senhor! Mas se tivesses feito com toda a gente o que tens feito comigo o relacionamento do mundo estaria bem melhor, porque, de facto, Tu és o verdadeiro caminho da vida do mundo.
Abençoa-nos, Senhor, e faz de nós copos vazios prontos a ser cheios com as Tuas Graças.

HN

Sem comentários: