quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O DISCÍPULO AMADO!

Em pleno Ano de Misericórdia, faz-nos muito bem pensar mais um pouco na fé e no amor
Fala-se muito em fé, no acreditar em algo ou alguém que nos mereça confiança. Mas muitas vezes esquecemos que a fé é uma relação.
E quando se fala em Fé em Deus, mais ainda!
Não basta Jesus gostar muito de nós, como sempre gosta, em qualquer condição, acreditemos ou não; mas também é preciso nós gostarmos muito de Jesus.
Humanamente falando, nunca iremos atrás de uma pessoa sem a conhecermos minimamente. E assim sendo, é bem claro que para gostarmos muito de Jesus temos que O conhecer e seguir cada vez mais e melhor. E para isso, precisamos de um ambiente adequado. Daí as pessoas procurarem encontros com pessoas que têm os mesmos gostos e que muitas vezes se encontram em lugares habituais para troca de experiências e nas igrejas para oração comunitária.
Agora… o discípulo amado de que fala o Evangelho!
Na Última Ceia, no Evangelho de São João, aparece reclinado sobre o peito de Jesus.
E aparece mais vezes como discípulo amado ou outro discípulo.
Mas… quem é o discípulo amado não é muito importante. É uma figura teológica.
Se Deus é Amor e Jesus é o “retrato chapado do Pai”… não há ninguém não amado, não há discípulo que seja não amado.
O discípulo amado é uma pessoa que ama Jesus, que tem um ambiente de amizade com Jesus, que permite o encontro pessoal com Jesus.
Corre mais rápido porque é amor… e o amor está sempre no início de tudo… pois quem ama chega primeiro.
O discípulo amado chega e começa a acreditar e a entrar cada vez mais profundamente na vida de Jesus. Jesus, por Sua vez, vai alterando cada vez mais a vida total do discípulo, transformando-o, tornando as atitudes do discípulo cada vez mais parecidas as Suas próprias atitudes.
O discípulo amado terá sido Simão Pedro? Terá sido João? As mulheres que O seguiam? A Sua própria Mãe?...
Não sabemos quem foi!… O discípulo amado foi alguém que amou até perder o nome...
mas está ao nosso alcance sermos nós próprios, cada um ou uma de nós, o discípulo amado, vivendo como ponto de encontro e comunhão, tornando-se ambiente de Revelação ao mostrar Jesus numa amizade verdadeira e amor concreto vividos em comunidade que nos dão ambiente para  reconhecermos Jesus Ressuscitado!
Viver de forma a que se possa pensar de cada um ou uma de nós: é Ele – por as nossas acções serem, de facto, uma imagem das acções de Jesus!
Então… o discípulo amado é o que está perto de Jesus, que põe o pé no amor verdadeiro à maneira de Jesus, que está perto de toda a gente como Jesus estava, que acompanha de perto toda a gente como Jesus acompanhava, em suma, que vive à maneira de Jesus, como Jesus viveu.
HN

Sem comentários: