sábado, 8 de outubro de 2016

GESTOS DE MISERICÓRDIA!

Este ano… de Misericórdia… tem-me dado muitas voltas à cabeça… e feito ler e meditar muito em muitos escritos que de todas as formas me vão chegando!
Acerca da tão conhecida ‘multiplicação dos pães’ vejamos o que nos diz o Papa Francisco:
«Também isto é “fazer” com Jesus, é “dar de comer” juntamente com Ele. Evidentemente, este milagre não pretende apenas saciar a fome de um dia, mas é sinal daquilo que Cristo pretende realizar pela salvação de toda a humanidade, dando a sua carne e o seu sangue (cf. Jo 6, 48-58).
E, no entanto, é preciso viver sempre estes dois pequenos gestos: oferecer os poucos pães e peixes que temos; receber o pão partido das mãos de Jesus e distribuí-lo a todos.
“Partir”: esta é a outra palavra que explica o significado da frase “fazei isto em memória de Mim”.
O próprio Jesus Se repartiu, e reparte, por nós. E pede que façamos dom de nós mesmos, que nos repartamos pelos outros. Foi precisamente este “partir o pão” que se tornou ícone, sinal de reconhecimento de Cristo e dos cristãos.
Lembremo-nos de Emaús: reconheceram-No “ao partir o pão” (Lc 24, 35). Recordemos a primeira comunidade de Jerusalém: “Eram assíduos (…) à fração do pão” (At 2, 42).
É a Eucaristia que se torna, desde o início, o centro e a forma da vida da Igreja. Mas pensemos também em todos os santos e santas – famosos ou anônimos – que se “repartiram” a si mesmos, a própria vida, para “dar de comer” aos irmãos.
Quantas mães, quantos pais, juntamente com o pão quotidiano cortado sobre a mesa de casa, repartiram o seu coração para fazer crescer os filhos, e fazê-los crescer bem!
Quantos cristãos, como cidadãos responsáveis, repartiram a própria vida para defender a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados!
Onde eles encontram a força para fazer tudo isto? Precisamente na Eucaristia: na força do amor do Senhor ressuscitado, que também hoje parte o pão para nós e repete: “Fazei isto em memória de Mim”. »
Num final de um sábado... e depois de uma Missa ou Eucaristia vespertina que me pôs diante dos olhos a cura dos dez leprosos pela infinita Misericórdia de Jesus/Deus... dos dez leprosos... cada qual imagem de mim mesma e de cada um ou uma de nós... gostei muito de rever estas meditações que partilho com o maior carinho e desejo de um bom domingo cheio de Graça e muitos gestos de Misericórdia!
HN

Sem comentários: