segunda-feira, 24 de outubro de 2016

FARISEU E PUBLICANO

Nesta semana de Educação Cristã nada como ter na cabeça e vida o Evangelho do passado Domingo que nos apresenta o Fariseu e o Publicano ambos a  rezar.
Na vida diária e segundo a lei e costumes do tempo o Fariseu cumpria tudo à risca, e até fazia mais do que a lei mandava, a Lei de Moisés escrita e interpretada lá do jeito deles; o Publicano, pelo contrário, era um fora da lei com tudo o que isso implica.
Ora quando se juntaram no Templo, com tantas diferenças de comportamento, cada um se viu do seu jeito. Então o Fariseu olhou-se com toda a importância de acérrimo cumpridor da Lei, enquanto que o Publicano se olhou como um desvirtuado e perverso.
Cada um deles olhar-se como é, não tem nada de mal. Mas... na realidade... a pessoa humana é tão fraca que sozinha, sem uma ajuda especial de Deus não pode praticar o bem, e foi isso que faltou à oração do Fariseu, a humildade de reconhecer a ajuda de Deus para conseguir praticar o bemou o que pensava bem na sua vida, chegando, por isso, a desprezar tanto o Publicano.   
Então... na nossa vida... façamos tudo para conseguir levar a sério o que pensamos ser a vontade de Deus a nosso respeito como fazia o Fariseu... mas rezemos como o Publicano... reconhecendo o mal que praticado e a nossa pequenez perante o Senhor agradecendo toda a ajuda que Ele nos vai dando ao longo de todos os segundos.
Uma boa semana, com muita oração!

HN 

Sem comentários: