segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

CONFORTAR QUEM ESTÁ SÓ

 Gostei do título! Tocou-me por demais!
Fala-se muito na solidão dos sós… e com muita razão! Mas estar só pode não ser estar sem ninguém por perto, mas estar rodeado de gente que não nos compreende nem pensa ou age como nós!
Este tipo de solidão penso ser mais esmagadora do que o estar realmente só… mas com o coração cheio de amor por toda a gente porque com Deus no comando das passadas da vida.
Já senti em mim as duas situações… faz tempo… e doeram por demais! Não consigo descrever o quanto doeu.
Foi difícil sair das situações, mas com Deus consegui!
Agora… ainda que ninguém pense como eu tenho consciência de que somos todos diferentes e a única coisa que podemos fazer é respeitar as diferenças… até porque são as diferenças que nos vão dando vigor à vida e mais nos ajudam a crescer.
Mas… falando nos ‘sós’, ou seja, naqueles ou naquelas que a vida, pela partida de alguém muito querido, deixou sós… o caso muda de figura.
Estes ou estas ‘sós’ exigem, de facto, muita atenção! E normalmente, o avançado da idade traz-lhes inúmeras recordações que vão partilhando vezes sem conta… e ouvi-lo(a)s… não é nada fácil! Não é mesmo! Só um amor, compreensão, entrega e aceitação muito grandes pode aguentar tais situações!
E quando as pessoas estão de todo desocupadas e agarradas demais às habitações e costumes… pior ainda!
Contudo… dar atenção, ouvir a acarinhar estas pessoas traz uma alegria desmedida. É só tentar, para sentir o quanto nos faz bem!
«»
"CONFORTAR QUEM ESTÁ SÓ"
Hoje vou apenas reportar um trecho de um escrito de Chiara Lubich que é uma verdadeira oração.
“Senhor, dá-me todos os que estão sós… Senti em meu coração a paixão que invade o teu, por todo o abandono em que o mundo inteiro está imerso. Amo todo ser doente e só. Quem consola o seu pranto? Quem tem pena de sua morte lenta? E quem estreita ao próprio coração o coração desesperado? Meu Deus, faze que eu seja no mundo o sacramento tangível do teu Amor: que eu seja os braços teus que estreitam a si e consomem no amor toda a solidão do mundo.”¹
¹ Chiara Lubich, Meditações, Ed. Cidade Nova
Abraços
Apolonio
«»
Solidão do mundo! Não fomos, de modo algum, criados para a solidão, mas para a companhia, a comunidade!
E se há pessoas que gostam de estar sós… não é o tempo todo, é parte do seu tempo, e ainda assim, é porque conseguem sentir-se bem acompanhadas, com Deus, claro está. Ele é a melhor das companhias!
A continuação de uma boa semana… em boa companhia e acompanhando!

HN

Sem comentários: