domingo, 9 de fevereiro de 2020

DESCANSAI UM POUCO

Esta foi a frase que Jesus disse aos Apóstolos no evangelho do dia 8 de fevereiro… e eu prendi-me demais neste texto de Evangelizo. 
«»
Santo António de Lisboa (c. 1195-1231)
franciscano, doutor da Igreja
Sermão sobre a festa de São João Evangelista
Se queres vir a Mim e encontrar-Me, segue-Me, vem procurar-Me. Conta Marcos: «Jesus disse-lhes: "Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco". De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer» (Mc 6, 31).
Infelizmente, as paixões da carne e o tumulto dos pensamentos que vão e vêm no nosso coração são tais que não termos tempo de comer o alimento de doçura eterna, de saborear a contemplação interior. É por isso que o Mestre nos diz: «Vinde comigo para um lugar isolado» da multidão, para a solidão do espírito e do corpo, «e descansai um pouco». E será mesmo muito pouco, porque diz o Apocalipse que «fez-se silêncio no Céu durante cerca de meia hora» (Ap 8,1), e um salmo pergunta: «Quem me dará asas como à pomba, para que levante voo?» (Sl 54,7 LXX).
Mas oiçamos o que diz o profeta Oseias: «Seduzi-la-ei e conduzi-la-ei ao deserto, e falar-lhe-ei ao coração» (Os 2,14 Vulgata). Estas três expressões - seduzir, conduzir ao deserto, falar ao coração - designam as três etapas da vida espiritual: o começo, o progresso, a perfeição. O Senhor seduz o principiante quando o ilumina com a sua graça, para que ele cresça e progrida de virtude em virtude. Em seguida, afasta-o do tumulto dos vícios e da desordem dos pensamentos para o repouso do espírito; finalmente, uma vez chegado à perfeição, fala-lhe ao coração. A alma experimenta então a doçura da inspiração divina, e pode entregar-se por completo às alegrias do espírito.
Que profundidade de devoção, de maravilhamento e de felicidade se não encontram no seu coração! Pela devoção, ela eleva-se acima de si mesma; pelo maravilhamento, é conduzida acima de si mesma; pela felicidade, é transportada para fora de si mesma.
«»
De facto, são tantas as solicitações que nos chegam de todo o lado que, muito embora tenhamos que dar atenção a tudo o que pudermos fazer para o bem de todos, temos também, sem dúvida, de cuidar de nós mesmos pois de contrário acabamos por não poder ser nada, nem para nós nem para os outros!
O começo, o progresso e a perfeição que Deus trabalha connosco acabam por não ser por nós devidamente aproveitadas!
O começo, acontece muitas vezes; já o progresso, às vezes, vai ficando pelo caminho; e a perfeição, a intimidade com Deus, o crescimento no verdadeiro Amor que Deus é, muitas vezes perde-se nas atividades que nos vamos propondo aceitar esquecidos de nós mesmos, que precisamos de tempo para pensar, meditar, interiorizar, viver com Deus na profundidade do coração.
Talvez, quem sabe, este caso não seja muito comum, mas, a meu ver, situações isoladas… que devem deixar de ser isoladas mas m sentidas por muitas pessoas, pois com Deus somos tudo e sem Ele nunca seremos nada!
Hoje, apetece-me pensar um pouquinho no sal e luz que somos chamados a ser. Será que o somos? Talvez, cada um do seu jeito. E sempre com o maior cuidado de não julgar ninguém, pois o interior e a vida íntima de cada um não nos são conhecidas e não nos pertence julga-las, são coisas de Deus.
Que o Espírito Santo nos ajude!
Boa noite, boa semana, tudo sempre muito bom!
Hermínia Nadais

Sem comentários: