quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

“PEGA NA TUA CRUZ E SEGUE-ME!”


Estamos no princípio da Quaresma! Uma Quaresma especial em que o Papa Francisco, homem sábio e muito Humano, nos deixa um montão de recados que, se bem lidos e meditados, nos dizem o que Jesus nos disse: ‘Pega na tua cruz e segue-me’!
Para pegar na nossa cruz e seguir Jesus é só aplicar na vida esse montão de recados, simplicíssimos, mas que são o ‘TUDO’ para qualquer um de nós!
A Cruz visível de Jesus foi aquela que Ele carregou e Simão de Cirene ajudou a carregar até ao Calvário onde entregou a vida por Amor! Mas a verdadeira Cruz de Jesus foi toda a Sua vida, foi fazer em tudo e sempre a sacratíssima vontade de Deus Pai que é só Amor!
Então, quando nos diz: ‘Pega na tua cruz e segue-me’, o que nos quer dizer é: ‘pega na vontade de Deus que são as minhas palavras e atitudes, e faz o mesmo que Eu fiz!’
Faz… tenta fazer… pois Jesus bem sabe que as nossas inúmeras fragilidades nunca nos deixarão ser como Ele foi, amar como Ele amou, entregar-se como Ele se entregou, compreender como Ele compreendeu, rezar e orar como Ele rezou e orou, olhar profundamente o outro ou a outra como Ele fez… e continua a fazer na vida de cada um ou uma de nós!
Há uma coisa que nós costumamos fazer muito errada, é ficar magoados e ressentidos quando nos ofendem e no fundo do nosso coração não pedir de imediato ao Senhor perdão para a pessoa, ou seja, perdoar logo, perdoar sempre!
«»  
"PERDOAR COM CORAÇÃO SINCERO"

Há pessoas que afirmam perdoar, mas não têm a coragem de recomeçar o relacionamento rompido. Ou dizem que só perdoam quando o outro reconhecer e corrigir seu erro.
Perdoar com coração sincero é perdoar antes de tudo em nosso coração, mesmo antes do arrependimento do outro.
Foi o que fez Jesus na cruz. Em meio à sua agonia pediu ao Pai que não levasse em conta o pecado dos seus algozes: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc 23,34)
O que nos faz ter coragem para perdoar é reconhecer as próprias faltas, é saber que todos somos vulneráveis e que a pessoa que nos feriu é igual a nós.
A vida em comunidade e em família requer coragem para perdoar sempre, porque perdoando teremos também a coragem de pedir perdão.
Abraços
Apolonio
«»
Este maravilhoso texto meditativo vem mesmo a propósito!
No alto daquela Santa mas Horrível Cruz onde Jesus entregou a vida por nós, por nosso amor, porque nos amava e ama infinitamente e por isso quer o nosso maior bem, no meio de todo aquele horrível sofrimento, soltou aquelas maravilhosas palavras saídas do mais profundo do Seu Sacratíssimo Coração: ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!’
Ele, Jesus, sabia que eles não compreendiam quem Ele era nem o que estavam a fazer, sabia porque é Deus como o Pai, os únicos que conhecem os corações de todos os homens.
A nós… não nos cabe criticar os maus procedimentos de ninguém, pois não sabemos o porque das atitudes seja de quem for, e Jesus, que sabia, não criticou nada!
Perdoemos, esqueçamos, ajudemos, rezemos, entreguemo-nos sem reservas, pois é assim que estamos a pegar na nossa cruz, estamos a pegar na cruz que Jesus nos manda pegar!
Que esta Quaresma seja repleta de graças e bênçãos para todos! Que o Espírito Santo, Amor e união entre o Pai e o Filho, nos fortaleça e encaminhe!
Boa tarde!
Hermínia Nadais

Sem comentários: