domingo, 23 de fevereiro de 2020

QUEM SERÃO OS VERDADDEIROS CEGOS!

Cego… não é aquele que não vê com os olhos do corpo, o verdadeiro cego é aquele que tem os olhos da alma vendados de tal forma que só vê o mal nos outros e não consegue enxergar as atitudes erradas que pratica!
A vida ensina-nos muito, e sempre, é só tentarmos estar atentos e interiorizar o que se vai lendo, ouvindo, vivendo, pois tudo nos ensina!
Faz tempo que quando ouvia falar em cura de cegos só via aqueles que eram doentes dos olhos e não conseguiam ver.
Agora, acabei por perceber que Jesus, através da cura desses cegos do corpo, nos quis chamar à atenção para as cegueiras do espírito que são muito mais perigosas, pois filhas do egoísmo desenfreado, da incompreensão pessoal e alheia, que dão origem a guerras e incompreensões sem tamanho!
Claro que ver com os olhos da alma ou coração, só nos é possível com a ajuda de Deus, mas Ele nunca nos desampara!
Quando dizemos ou nos dizem que todos somos pecadores, quer dizer que todos, uns mais outros menos, mas fazemos coisas erradas num qualquer momento. Daí, o termos de conter o pensamento para não pensarmos mal dos outros e a língua para não dizermos disparates acerca de ninguém:
«»
São Jerónimo (347-420)
presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja
Homilias sobre o Evangelho de Marcos, n.° 8, 235
«Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da localidade. Depois deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou-lhe: "Vês alguma coisa?"» O conhecimento é sempre progressivo. [...] Só à custa de muito tempo e de uma longa aprendizagem podemos atingir um conhecimento perfeito. Primeiro, saem as sujidades e a cegueira desaparece; e é assim que vem a luz. A saliva do Senhor é um ensinamento perfeito; para ensinar de forma perfeita, ela provém da boca do Senhor. A saliva do Senhor provém, por assim dizer, da sua substância; e o conhecimento, sendo a palavra que provém da sua boca, é um remédio. [...]
«Vejo as pessoas, que parecem árvores a andar»; ainda vejo sombras, ainda não vejo a verdade. Eis o sentido desta palavra: vejo qualquer coisa na Lei, mas ainda não tenho a perceção da luminosidade radiosa do Evangelho. [...] «Jesus impôs-lhe novamente as mãos sobre os olhos e ele começou a ver bem: [...] via tudo claramente». Via, digo eu, tudo o que nós vemos: via o mistério da Trindade, via todos os mistérios sagrados que estão no Evangelho. [...] Nós também os vemos, porque acreditamos em Cristo, que é a verdadeira luz.
«»
Jesus Cristo é a verdadeira Luz que ilumina qualquer vida, que ama qualquer pessoa, que gosta dos pequeninos ou seja, dos simples e desejosos de aprender e amorosos como as crianças!
Este Domingo, o 7º comum A, fala-nos muito de Amor!
Amemos a toda a gente bem ao jeito de Jesus, e façamos o que quisermos!
Boa semana
Hermínia Nadais

Sem comentários: