quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

NÃO SEI QUEM É ESTE HOMEM…


Não sei quem é… quem foi este homem, mas o que deixou escrito é vida, e vida verdadeira.
O texto foi retirado de 'Evangelizo', de hoje. Depois de ler e reler, de partilhar por email, pensei muito bem o que fazer e decidi partilhar aqui também.
O que é muito bom para nós, pode ser também para outros, com quem, unidos, formamos a Humanidade!
Aqui vai:
«»
Filoteu do Sinai
monge e hegúmeno do mosteiro da Sarça Ardente
Capítulos néticos, nos 23, 33, 36
A toda a hora e a cada instante, guardemos cuidadosamente o coração (cf Prov 4,23, LXX) dos pensamentos que obscurecem o espelho da alma, no qual Jesus Cristo, sabedoria e poder de Deus Pai (cf 1Cor 1,24), imprime a sua marca e inscreve a sua imagem luminosa, e procuremos sem descanso dentro do coração o reino dos Céus (cf Mt 6,33). [...]
Quem se entrega a maus pensamentos não pode manter-se puro de pecados no seu homem exterior; e, se não arrancar os maus pensamentos do seu coração, é impossível que eles não o levem a praticar más obras. A causa do olhar adúltero é o facto de o olho interior já se ter entregado ao adultério e às trevas; e a causa do desejo de ouvir infâmias é o facto de ouvirmos o que nos murmuram os demónios infames que estão em nós. Devemos pois, cada um de nós, purificar-nos por dentro e por fora no Senhor e guardar os sentidos, mantendo-nos puros de qualquer atividade inspirada pelas paixões e pelo pecado. E, assim como outrora nos dedicámos à vida do mundo, na nossa ignorância e na vaidade da nossa inteligência, submetida a inteligência e os sentidos à mentira do pecado, assim também devemos agora voltar-nos para a vida segundo Deus, submetendo-nos, com a mesma inteligência e os mesmos sentidos, ao Deus vivo e verdadeiro (cf 1Tess 1,9), à sua justiça e a à sua vontade. [...]
Travemos, pois, o combate da inteligência contra estes demónios, a fim de não permitir que as suas vontades más passem para as nossas obras como pecados reais. Se arrancarmos o pecado do coração, encontraremos o reino de Deus em nós. Por esta ascese, mantenhamos, em nome de Deus, a pureza e uma contínua compunção de coração.
«»
Demónios! Falamos muito em demónios! Este Homem fala-nos de “ouvirmos o que nos murmuram os demónios infames que estão em nós” demónios dentro de nós, maus pensamentos que afetam o coração e nem sequer nos apercebemos. Numa outra situação fala-nos de olho interior”, algo que nos leva a tender para o mal ou para o bem, conforme a educação interior, da inteligência e do coração, pensamentos, sentimentos, querer, tudo o que nos leve a agir adequadamente tendo em conta o que desejamos ser, pessoas conformes à vontade de Deus!
De fato, perante tudo isto, não culpemos nada que vem de fora, pois o mal praticado por nós sai sempre do nosso interior que, esse sim, teremos de cuidar o melhor possível para que seja, de fato, o mais puro possível.
Daí o estudo da Palavra, a Leitura, a Meditação, a oração, a interioridade, o encontro connosco mesmos e com Deus, assiduamente e de forma adequada, estejam no princípio do que poderemos vir a ser, na realidade.
Não sei mais que diga, isto tocou-me mesmo, oxalá não me esqueça mais e me ajude a modificar o que devo para poder ser uma melhor pessoa, para Deus, para mim e para os irmãos!
Boa noite!
Hermínia Nadais


Sem comentários: