terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"ESTA É A ÚLTIMA HORA"



 
Quando Jesus veio ao mundo (1 Jo 2,18), chegaram os  "últimos" tempos, depois do qual o passo final será a segunda e última vinda de Jesus Cristo, para cada pessoa em especial, a hora da sua morte, ou seja, da passagem deste mundo para a eternidade.
Jesus é a "plenitude" dos tempos, do sentido da vida e da salvação, a última revelação de Deus aos homens, homens que a cada momento que passa chamarão “os últimos tempos”.
A plena manifestação de Deus já se revelou por Jesus, o que  torna definitivo cada momento da nossa vida. A resposta que damos a Deus incide sobre o nosso futuro e leva a que cada uma das nossas ações seja repleta de eternidade, pois a nossa alma, imagem de Deus, é eterna.
No Ano Litúrgico as festas principais do Natal e Páscoa e sua preparação e sequência, muito embora apresentadas em parte por evangelistas diferentes conforme o Ano A – Mateus: Ano B – Marcos; e Ano C – Lucas; repetem-se todos os anos, mas a visão bíblica e cristã do tempo e da história é linear, um caminho que leva a um cumprimento onde cada ano é um passo a mais em direção à meta de esperança e de felicidade que está diante de nós.
Em cada dia devemos perguntar-nos a nós mesmos como vivemos e utilizamos o tempo que Deus nos deu, para nós mesmos e para os outros, lembrando o tempo que empregamos para estar com Deus, na oração e no silêncio!
A qualidade e partilha de vida e a vivencia da cidadania não depende só dos governos, depende de nós, responsáveis uns pelos outros, no bem e no mal. Quem vive para si próprio é egoísta e infeliz. Temos que viver para os outros e pensar nas pessoas atingidas pela pobreza material e moral, desempregadas, drogadas, doentes, marginalizadas… para podermos partilhar com elas o que temos e sabemos  de modo a ajudá-las a encontrar a realização pessoal e felicidade, pois cada pessoa é portadora de dignidade humana que como sinal e instrumento da misericórdia de Deus devemos ajudar a encontrar.
Em cada momento da nossa vida tenhamos em mente que essa é a nossa última hora… pois o futuro para onde caminhamos a cada passo não nos pertence, é o presente que temos de aproveitar para fazermos tudo o que devemos!
Que Deus nos ajude!

Sem comentários: