quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

MAS… O QUE É SER LUZ? E QUEM É SAL?




Não sei! Não sei o que é ser luz ou quem é sal! E mesmo atenta o mais possível a tudo o que se vai passando à minha volta… cada vez sei menos! Eu não sei que é a luz nem quem é sal, pois muitas vezes o sal e a luz chegam-me de onde eu nunca tinha imaginado!
Fui criada num meio em que a Igreja cotava as pessoas pelo que aparentavam ser, e as pessoas que frequentavam o templo a que vulgarmente chamamos igreja eram vistas como o sal e a luz! Não há regra sem exceção, mas, aos poucos, as coisas foram mudando, e cada vez se torna menos verdade que sejam essas pessoas as detentores de maior luz e do maior sabor ao verdadeiro Jesus Cristo! E não poucas vezes é mesmo o contrário, pois é dessas pessoas que sai menos sal e maior escuridão!
Digo isto porque… eu sempre andei pelas igrejas… mas sei como andei, e como ando… cada vez mais convicta que não posso andar pelas igrejas para dar nas vistas, para ter nome de boazinha, ou para poder dizer ”se eu não fizer quem fará”, até porque isso não é verdade! Se eu não fizer haverá quem faça, pois o trabalho não é meu, mas de Deus nosso Senhor, e assim sendo, não sou única a poder fazer esse trabalho, quando muito posso ser, muito simplesmente uma entre tantas que podem fazer o mesmo trabalho!
O Sacramento do Batismo tornou-nos a todos cristãos membros do Corpo Místico de Jesus Cristo e irmãos uns dos outros. E assim sendo, os membros de um corpo, muito embora tenham atribuições diferentes, todos são importantes. E os mais importantes de todos os membros de um corpo, o coração, os pulmões, o estômago, o sangue, as veias… nem sequer se podem ver, estão escondidos dos nossos olhos. Assim… é caso para questionarmos quem serão os membros do Corpo Místico de Cristo mais indispensáveis ao Seu crescimento! Serão os sacerdotes, os missionários, o santo padre, os diáconos, os catequistas, os doentes, os inseridos em movimentos de leigos, os marginalizados?!…  
A olho nu serão o santo padre, os bispos e os sacerdotes, os diáconos e por aí abaixo… ou acima… pois o que está na frente de qualquer serviço é o que melhor deve servir e nada mais. Estar à frente seja do que for não nos faz mais ou menos importantes que os demais, muito simplesmente nos obriga a estarmos mais ao serviço dos outros, isso sim! E quando estamos ao serviço dos outros temos que pensar muito bem em que tipo de serviço estamos a prestar, que exemplo podem ver em nós, e acima de tudo qual é o amor com que nos entregamos à tarefa que nos foi confiada!
Senhor, que sempre sejas louvado! E neste mundo de inquietações e canseiras, faz-nos muito humildes no Teu serviço para Tua maior glória e para o bem-estar dos nossos irmãos, para que assim possamos ser pelo menos um pouquinho de luz e sal, como Tu nos ordenastes e muito carinhosamente nos vais lembrando todos os dias! Obrigada, Senhor!

Sem comentários: