segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SÃO VALENTIM!



São Valentim festejou-se sexta-feira, 14 de Fevereiro, que faz muito tempo é um dia considerado de muita importância para os casais e por isso chamado também o Dia dos Namorados. E o facto é que há o costume de festejar o dia passando-o de forma diferente do habitual, oferecendo cada qual um ao outro algo que seja um miminho!
São atitudes muito belas e exemplares! Entre os namorados, será um dia para firmar o querer um dia viver juntos… mas para os casais poderá levar os esposos a unirem-se mais no amor cada vez mais forte e coeso!
Mas… quem foi São Valentim?
Foi um sacerdote que viveu em Roma no século III, no reinado do Imperador Cláudio que proibiu os matrimónios para conseguir um forte e poderoso exército, pois segundo ele, os homens, privados do casamento, acabariam por encetar pela vida militar com muito mais facilidade.
Desaprovando esta lei, em segredo, Valentim continuou a celebrar matrimónios. Ao descobrir o que se passava, o imperador mandou prender Valentim e obrigou-o a responder a um interrogatório público, onde foi surpreendido pela sabedoria de Valentim, que ficou preso na casa do prefeito Astério que tinha uma filha cega.
Valentim rezou pela menina que ficou curada e toda a família ficou convertida, o que enfureceu o imperador que o mandou decapitar no dia 14 de Fevereiro do ano 270.
A sepultura de São Valentim foi encontrada no ano de 340 numa capela subterrânea da via Flaminia e as suas relíquias encontram-se na igreja de Santa Praxedes.    
Eu não sabia nada de São Valentim, ainda bem que descobri e gostei muito!
Nesta época de tantas dificuldades para as nossas famílias, que São Valentim nos proteja pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Sem comentários: