terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

DAR DE COMER A QUEM TEM FOME…

No Ano da Misericórdia… nada como trabalhar mais profundamente as Obras de Misericórdia, divididas em dois grupos, corporais e espirituais!
‘Dar de comer a quem tem fome’ é a primeira obra de misericórdia corporal!
Desde muito cedo interiorizei as Obras de Misericórdia, mas olhava-as em si mesmas, com aquilo que explicitam sem ir mais além!
Ora… se é ‘dar de comer a quem tem fome’ dá-se de comer, partilha-se comida!
Claro que foi o que sempre tentei fazer o melhor que pude. Mas a interiorização mais cuidada do Evangelho trouxe-me imensas fomes que urge saciar!
Fomes de todos os géneros, formas e feitios!
Fome de carinho, de ternura, de aconchego, de presença, de compreensão, de escuta atenta e cuidada, de palavras e gestos encorajadores, de… de… de…
Tantas fomes… muitas vezes difíceis de detectar, e que matam muito mais do que qualquer fome física que toda a gente pode ver a olho nu, pois são fomes geradoras de inúmera infelicidade.
Matar a fome física… muita gente mata! Banco Alimentar, Cáritas, Conferências… há bastantes instituições a cuidar de matar a fome física e acudir às necessidades primárias das pessoas… mas cuidar dos outros tipos de fome… não tem tanta gente assim.
Dar de comer a quem tem fome! Quem tem fome das mais variadas espécies! É isso que temos de aprender e treinar fazer em todos os dias da nossa vida!

Que Deus nos ajude!

Sem comentários: