quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

VESTIR OS NUS!

Pois! Vestir os nus! Mas… isto de vestir os nus… tem muito que se lhe diga!
Vestir os corpos nus com roupa até acaba por não ser muito difícil. Se os corpos nus não forem muito exigentes! Claro que… se se puserem a escolher a roupa acabará por ser mesmo uma grande maçada e uma carga de trabalhos!
Mas normalmente isso acontece pouco, ou nada mesmo! Quem necessita de roupa a sério raramente escolhe!
Agora… vestir os nus é dar aos nus do que é nosso, do que se tem! Se vestimos a nossa roupa a outro ou outra ficamos mesmo sem ela! Não há nada a fazer! Antes de mais este comportamento exige desprendimento!
Sim, porque isto de dar o que não nos presta até está certo na medida em que pode servir a outros… mas muitas vezes é preciso mesmo dar do que ainda nos serve muito bem, e até do que gostamos muito! E aí, como ficamos?
Ou somos desprendidos e caridosos e partilhamos… ou continuará a haver gente nua porque não conseguimos desprender-nos dos nossos vestidos!
Isto de vestir os nus… tem algo de realidade mas muito mais de metáfora!
Vestir os nus refere-se antes e acima de tudo a dar-nos a nós mesmos, partilhando o que sabemos, os jeitos que temos, o que sentimos, o que achamos bem ou menos bem… como foi o nosso crescimento… como se vai alterando a nossa forma de ser e de pensar!...
Tantas coisas nos podem servir para vestir os nus! Um aconchegar os sem carinhos, um dar ternura aos tristes e esmorecidos, um sorriso a quem nos olha, uma mão a quem tropeça, uma palavra de incentivo aos desalentados…
Só um grande amor a Jesus no decorrer da vida nos ensinará a amar mais e melhor os irmãos e aos pouquinhos a ir vestindo toda a nudez detectada!
Misericordiosos como o Pai é o slogan deste Ano Extraordinário da Misericórdia!

Que Deus nos ajude a imitar Jesus a cada instante um pouquinho mais!   

Sem comentários: