sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

DAR POUSADA AOS PEREGRINOS!

Tão actual esta Obra de Misericórdia!
Se sempre foi actual, agora mais do que nunca!
Tantos peregrinos a necessitar de pousada!
Fui criado no meio de um aconchego enorme. De uma família sem recursos mas com um coração do tamanho do mundo! O pouco que havia dava sempre para partilhar com quem batia à porta por alguma razão! E quando alguém precisava fosse do que fosse, meus pais acorriam logo a socorrer, a amparar, a cuidar, a acolher!
Hoje… a minha casa, que sempre esteve aberta aos necessitados que chegavam a comer connosco à mesa, tem os portões trancados para abrir somente a pessoas familiares amigas e conhecidas!!!
Dói-me imenso! Não fui criada assim e nunca fui assim!
O certo é que continuamos de mãos e coração aberto a socorrer quem necessita, mas não é o mesmo de antigamente!
E então… acabo por me horrorizar com muita coisa e antes de mais com alguns programas da TV. Não me cabe na cabeça o galgarem tanta estrada na busca de comportamentos errados para apresentar nas ‘tão apreciadas’ crónicas criminais.
Não tenho nada contra quem procura, quem investiga, quem questiona, quem comenta… pois têm comportamentos e conselhos muito bons… mas a psicologia, e não só, ensinaram-me que se aprende muito mais com o que se vê do que com o que se ouve… e na TV ouve-se… e vê-se… tudo junto!
Toda a gente sabe disto! Ou deve saber! Então… porque não vão ao encontro de tantos bons acontecimentos que existem por aí para mostrar ao grande público de modo a que possa aumentar nas pessoas a vontade de praticar o bem???
É que a prática do bem não faz barulho… é silenciosa… não dá audiências… mas é mais que urgente que a prática do bem seja divulgada!
As crónicas criminais implicam muito pouca gente e o que se escuta por causa delas é que ‘o mundo está cheio de… e de… e de…’ quando não é verdade!
Meia dúzia de malcomportados fazem um ruído enorme… enquanto que tantos e tantas pessoas que praticam tão boas acções nem sequer são faladas, ainda que no anonimato!
Aprendamos a deixar de olhar só para o que está mal e a ver  e olhar em primeiro lugar para tudo o que for bom e positivo!
Se nesta Quaresma conseguíssemos, pelo menos alguns de nós, treinar esta atitude… esta maneira de ser… como o mundo ficaria diferente!
Pensar positivo é atrair positividade! É uma boa forma de ‘dar pousada aos peregrinos,’ a tantos homens e tantas mulheres que necessitam de palavras e atitudes de incentivo para tomarem as melhores decisões para eles e elas próprias e para todos nós!
Como queria voltar a ter escancarados a toda a gente os meus portões e as portas da minha casa!!!... Que por mim… até tinha mesmo… ou continuava a ter como sempre tive… eu sempre confiei e continuo a confiar muito nas pessoas… mas…

Que Deus nos ajude… que bem precisamos!  

Sem comentários: