sábado, 6 de fevereiro de 2016

SEJAMOS MISERICORDIOSOS!

       Nunca imaginei que este Ano da Misericórdia me ensinasse tanto e legasse tanta vida!
Quando pensamos que fazemos algo bem feito temos que ter sempre presente que há outras formas de melhorar as nossas atitudes!
É este o sonho que comanda a vida! Comanda qualquer vida! Vida que pode ser imensamente simples, mas que com o Senhor dará sempre frutos abundantes!
No Evangelho Quotidiano de hoje encontrei um texto de São Zenão de Verona de quem nunca tinha lido ou ouvido falar, mas que me tocou e encantou por demais!
“Ó caridade, como és boa e rica! Como és poderosa! Não possui nada aquele que não te possui. Tu foste capaz de fazer de Deus um homem. Tu fizeste-O abaixar-Se e afastar-Se durante algum tempo da sua imensa majestade. Tu mantiveste-O prisioneiro durante nove meses no seio da Virgem. Tu curaste Eva em Maria. Tu renovaste Adão em Cristo. Tu preparaste a cruz para a salvação do mundo perdido.
Ó amor, tu, para vestir aquele que está nu, contentas-te em ficar nu. Para ti, a fome é um repasto abundante, se um pobre esfomeado tiver comido do teu pão. A tua fortuna consiste em destinar tudo o que possuis à misericórdia. Só tu não te fazes rogado. Tu socorres os oprimidos sem demora, mesmo a expensas tuas, seja qual for a aflição em que estejam mergulhados. Tu és o olhar dos cegos, o pé dos coxos, o protetor fidelíssimo das viúvas e dos órfãos. Tu amas os teus inimigos, de tal maneira que ninguém consegue discernir a diferença que para ti existe entre eles e os teus amigos.
Tu, ó caridade, unes os mistérios celestes às coisas humanas e os mistérios humanos às coisas celestes. Tu és a guardiã do que é divino. És tu que, no Pai, tudo governas e ordenas; és tu a obediência do Filho; és tu que exultas no Espírito Santo. Porque és uma nas três pessoas, não podes ser dividida. Jorrando da fonte que é o Pai, vertes-te toda inteira no Filho sem te retirares do Pai. Com razão dizemos que «Deus é amor» (1Jo 4,16), porque só tu guias o poder da Trindade.
Caridade é Amor! É o Amor Misericordioso de Deus para connosco! E é o amor que temos de ofertar a quem connosco convive!
Claro que eu não sei dizer o que é o Amor, porque o Amor não se diz, sente-se e vive-se nos momentos de cada dia!
Mas viver o Amor… o Verdadeiro Amor que Deus quer que vivamos, exige muita ajuda de Deus e muito treino da nossa parte, porque o Amor aprende-se amando!
E mesmo amando com a maior força que tenhamos, nunca saberemos a força do verdadeiro Amor que é Deus Pai com o Filho Jesus no Espírito Santo, AMOR entre o Pai e o Filho, e pelo Filho o AMOR entre o Filho e nós, e entre nós, os homens e mulheres que vão seguindo os mais ou menos tortuosos caminhos da vida.
Quantas mais aprendizagens me poderás ofertar, Senhor! Aprendizagens sempre acompanhadas de sentimentos tão maravilhosos que são de todo indescritíveis!

Que sempre sejas louvado! 

Sem comentários: