quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PARAR PARA PENSAR… É MUITO BOM!


Sim! Se parar para pensar é deveras importante para reflectir sobre o que mudar na nossa vida, nesta época quaresmal, ocasião mais que propícia à mudança de vida… a importância deparar para pensar redobra não sei quantas vezes!
E o encontrar ideias novas ou diferentes das que nós temos acerca de tantas coisas da vida, são enormes bênçãos que temos de aproveitar e agradecer a cada momento!
A falta e atenção ao que nos rodeia leva-nos muitas vezes a entrar em situações que depois temos de rever, foi o que aconteceu comigo em relação às Obras de Misericórdia que tento a todo o custo aprofundar e integrar mais a sério nas minhas atitudes e que, para esta semana, na nossa Diocese do Porto têm em evidência o estudo e aperfeiçoamento vivencial do ‘dar de comer a quem tem fome’!
A esta parte, no Evangelho Quotidiano a que dou especial relevo na minha vida diária, encontrei uma meditação de São Cesário de Arles que achei bastante apreciável. Senão, vejamos:

«Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino»
Cristo, isto é, a misericórdia celeste, vem cada dia bater à porta da tua casa: não vem só espiritualmente à porta da tua alma, mas vem também materialmente à porta da tua casa. Porque, cada vez que um pobre se aproxima da tua casa, é, sem qualquer dúvida, Cristo que vem, Ele que disse: «Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes.» Não endureças, pois, o teu coração; dá algum dinheiro a Cristo, de quem desejas receber o Reino; dá um pouco de pão àquele de quem esperas receber a vida; acolhe-o em tua casa, para que ele te receba no paraíso; dá-lhe esmola para que em troca ele te dê a vida eterna.
Que audácia a tua, de quereres reinar no céu com aquele a quem recusas a esmola neste mundo! Se o receberes durante esta viagem terrena, ele te acolherá na sua felicidade eterna; se o desprezares aqui na tua pátria, ele afastará de ti o seu olhar na glória. Diz o salmo: «Na tua cidade, Senhor, desprezas a imagem deles» (Sl 72,20 vulg.); se, na nossa cidade, isto é, nesta vida, desprezarmos os que foram feitos à imagem de Deus (Gn 1,26), devemos recear ser rejeitados na sua cidade eterna. Praticai, pois, a misericórdia aqui em baixo; [...] graças à vossa generosidade, ouvireis esta feliz palavra: «Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino.» “

Temos de praticar a misericórdia não com o medo do castigo de Deus, mas com temor dor ou medo de ofender a Deus que é infinitamente misericordioso e pronto a acolher e perdoar e não a castigar.
Isto de ser misericordioso ao jeito de Jesus é deveras difícil, mas é o que Ele nos pede e ensina!
E se nos embrenharmos um pouco mais no Amor de Jesus por nós, todo perdão, aceitação, compaixão e misericórdia, tornar-se-nos-á muito mais fácil a prática da misericórdia para com os nossos irmãos!
E quando falharmos com a ajuda a dar a quem e ao que de nós necessitar… a dorzinha do coração magoará de verdade, custar-nos-á muito mais do que o esforço de termos praticado o bem. Disso, não tenho dúvidas!

Que o Espírito Santo nos fortaleça e dê a sabedoria capaz para enveredarmos sempre pelos caminhos da misericórdia!

Sem comentários: