quinta-feira, 5 de maio de 2016

AMAR… É PRECISO APRENDER A AMAR!

Por mais que me esforce pelo contrário… tenho que admitir que aprender a amar como convém é muito difícil a pessoas humanas como nós!
Jesus Cristo bem tentou ensinar-nos… e deixou formas práticas e concretas de nos continuar a ensinar… mas somos testas duras! Eu falo por mim!
A minha maior dificuldade é aceitar o outro ou outra como ele ou ela é… aceitar os outros como são!
O esforço de reconhecimento de mim mesma, das minhas fraquezas e debilidades, dos meus fracassos e sucessos, tem ajudado, mas ainda não é o bastante!
Temos a tendência de nos queixarmos da maldade do mundo… de dizer que o mundo está mau… mas o mundo está muito bom! Os homens e mulheres é que não aprendem a viver em paz e fraternidade!
Vejamos algumas palavras do Amigo Apolónio:
“É impossível mudar o mundo à minha maneira.
A única pessoa que sou capaz de mudar é a mim mesmo, e à custa de duras penas.
O que posso fazer é colocar amor onde não existe amor, aí então, será o amor a transformar o que precisa ser mudado.
O amor não apenas tolera, mas aceita as diferenças, vai além delas e descobre o que nos une.
O erro não está na diferença, está no confronto entre elas. Aceitando-as evito a divisão e estabeleço a unidade com todos. O amor supera as diferenças.”
Que só podemos mudar a nós mesmos… já todos sabemos! Mas mesmo para podemos mudar o que em nós está menos bem… temos de saber o que está menos bem para o podermos mudar! E temos que arranjar conhecimento e força para mudar, para darmos pequenas passadinhas para a frente e para trás, com coragem e valentia!
Se conseguirmos interiorizar o esforço que temos de fazer para mudar um pequeno pouco os nossos comportamentos, seremos muito mais compreensivos com toda a gente que erra!
Se não podemos mudar as coisas à nossa maneira… também não devemos aceitá-las de ânimo leve a não ser que tenhamos a certeza de que estão certas!
Razão… cada um pode ter a sua, mas a verdadeira razão de um cristão é Jesus Cristo, e se o que nos propõem fazer não está de acordo com a Sua vontade não o devemos fazer!
Jesus só nos pede que amemos como Ele amou! Urge, então, aprender a amar e exercitar a prática do amor para podermos amar como convém à nossa felicidade e à felicidade de toda a gente!
Que Deus nos ajude!


Sem comentários: