sábado, 21 de outubro de 2017

CONFIANÇA! TENHAMOS CONFIANÇA!

Às vezes parece-nos que é fácil confiar em Deus… mas quando nos surgem as dificuldades… esquecemos  confiança e entramos em stress!
Claro que é o nosso ‘ser humanos’ que nos leva a estes comportamentos mesquinhos que temos de interiorizar profundamente para nos podermos ir tornando cada vez mais como Deus quer… seres que pensam um pouco mais na espiritualidade! 
Há outro comportamento também muito complexo, é aceitarmos trabalhar em muitos grupos de leigos pensando que assim fazemos muito pela implementação da nossa fé em Jesus Cristo.
Tantos erros que cometemos!... Vale-nos a bondade e misericórdia do Senhor que aos pouquinhos nos vai ensinando, das mais diversas formas, que a vida é uma caminhada para a verdadeira perfeição que nunca conseguiremos porque… não somos anjos, somos seres humanos com muitas limitações que nos são deveras naturais.
Gostei muito desta meditação de Santo Inácio de Loiola. Vamos ver:
«»  
«Não temais»
Parece-me que deveríeis decidir-vos a fazer calmamente o que podeis. Não vos inquieteis com o resto, mas deixai nas mãos da divina Providência o que não podeis cumprir por vós mesmos. São agradáveis a Deus a solicitude e o cuidado que, com razoabilidade, pomos nas tarefas que nos competem, para conseguirmos concretizá-las da melhor maneira. Não Lhe são agradáveis a ansiedade e a inquietação do espírito: o Senhor quer que os nossos limites e fraquezas encontrem apoio na sua fortaleza e omnipotência, quer que tenhamos confiança em que a sua bondade suprirá a imperfeição dos nossos meios.
Os que se ocupam com muitos assuntos, mesmo que o façam com boas intenções, devem resolver-se a fazer apenas o que está ao seu alcance. Se tivermos de deixar de lado certas coisas, há que ter paciência, e não pensar que Deus espera de nós o que não podemos fazer. Ele não quer que o homem se atormente com as próprias limitações; não é preciso cansarmo-nos excessivamente. Quando de facto nos esforçámos por dar o melhor de nós, podemos deixar o resto nas mãos daquele que tem o poder de realizar tudo o que quer.
Que a bondade divina nos comunique sempre a luz da sabedoria, para que possamos ver com clareza e realizar a sua vontade com profunda convicção, em nós e nos outros […], para que das suas mãos aceitemos o que nos envia, considerando o que é de maior importância: a paciência, a humildade, a obediência e a caridade.
«»
Deus quer-nos humildes e caritativos, que aceitemos a nossa condição de seres limitados por natureza, que confiemos totalmente na Sua solicitude e que nunca nos irá pedir mais do que o que podermos fazer na realidade!
Muitas vezes parece que trabalhamos muito pelo Reino de Deus… o que não acontece… pois queremos parecer o que na verdade não somos!
Que Nossa Senhora e Mãe nos acompanhe e encaminhe para nunca nos considerarmos mais do que o que somos, mas pequenas criaturas para a Glória de Deus Pai!
HN


Sem comentários: