sexta-feira, 20 de outubro de 2017

OS NOSSOS APEGOS!...

Os nossos apegos… não pensámos muito neles… mas são a nossa maior dificuldade! São mesmo!
Hoje… o Apolonio brindou-nos com esta meditação:
«»

"SERVIR POR AMOR NOS TORNA LIVRES"

Muitas coisas podem me fazer sentir prisioneiro. Porém, existem algumas coisas que me aprisionam mais que tudo: são os meus apegos.
Apego às coisas, aos lugares, às minhas ideias e às pessoas.
Se as coisas forem usadas para servir o outro, se o melhor lugar for aquele aonde me leva o amor ao irmão, se as ideias forem propostas ao invés de impostas e as pessoas forem amadas sem distinção, então eu serei livre.
Hoje quero servir por amor cada pessoa que eu encontrar. Se eu procurar reconhecer a presença de Jesus em cada uma delas, não encontrarei pessoas diferentes, encontrarei semblantes diferentes da mesma pessoa que é o próprio Jesus.
Descobrirei também em mim a sua presença que diz: "Eu não vim para ser servido, mas para servir." (Cf. Mc 10,45)

«»
Os nossos apegos! Pensando muito seriamente no atrás descrito vemos que demonstra claramente a nossa realidade, falo por mim que é de quem posso realmente falar.
Não fomos criados para viver sozinhos, razão por que, quando estamos muito tempo sem nos encontrarmos com as pessoas ou grupo de amigos e amigas, começamos a ter dificuldade em nos compreendermos e até parece mesmo que nos sentimos doentes!
E isto porque nem sempre temos oportunidade ou saber de pensar a sério no que devemos para encontrar as verdadeiras razões do nosso mal estar.
Não temos por hábito preocupar-nos com os nossos apegos… mas deveríamos pensar muito neles. Pois se pensássemos… teríamos mais vontade de servir os nossos irmãos… que têm apegos como nós temos e que nós, muito descaradamente, consideramos grandes erros.
A vida é uma escola onde não podemos parar a nossa aprendizagem, independentemente dos anos que tivermos ou da vida que levarmos.
Se olharmos para nós mesmos e conseguirmos enxergar as razões ou irracionalidades dos nossos comportamentos nunca teríamos coragem de criticar ninguém, e o mundo seria muito melhor, com mais compreensão e amor.
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: