quinta-feira, 19 de outubro de 2017

VESTE NUPCIAL!

A veste nupcial que Jesus refere, algures, no Evangelho, é muita falada e pouco compreendida!
Pelo menos por mim… que só comecei a entender alguma coisa há muito pouco tempo!
Mas que é maravilhoso… lá isso é!
Santo Agostinho diz assim:
«»
O traje das bodas
O que é o traje das bodas, a veste nupcial? O apóstolo Paulo diz-nos: «Os preceitos não têm outro objetivo senão a caridade que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento» (1Tim 1,5). É essa a veste nupcial. Não se trata de um qualquer amor, porque muitas vezes veem-se homens que amam com má consciência. Os que se entregam juntos a brigas, à maldade, os que se amam com o amor dos atores, dos condutores de carros, dos gladiadores, amam-se generosamente entre si, mas não com aquela caridade que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento; ora, a veste nupcial não é essa caridade.
Revesti-vos, pois, da veste nupcial, vós que ainda a não tendes. Já entrastes na sala do banquete, ides aproximar-vos da mesa do Senhor, mas não tendes ainda, em honra do Esposo, a veste nupcial: procurais ainda os vossos interesses e não os de Jesus Cristo. Usa-se o traje nupcial para honrar a união nupcial, isto é, o Esposo e a Esposa. Vós conheceis o Esposo, que é Jesus Cristo; conheceis a Esposa, que é a Igreja (Ef 5,32). Honrai aquela que é desposada, honrai também Aquele que a desposa.
«»
Grande explicação da veste nupcial!
Que é difícil vesti-la, claro que é! Mas que é muito bom usá-la no dia a dia, é mesmo muito bom!
Se toda a humanidade estivesse interessada m usar a veste nupcial que Jesus nos sugere… não andaria tudo a arder como tem andado!
Se o Amor fosse, de facto, o lema de toda a gente... como o mundo seria diferente!!!... nem dá para imaginar!
Que Deus nos ajude!
Hoje faz um montão de anos que o meu avô Francisco foi para o Céu! Que esteja muito feliz com a maravilhosa veste nupcial!

HN

Sem comentários: