quinta-feira, 14 de novembro de 2019

CONFIAR… É MUITO BOM!


Desde muito cedo aprendi esta verdade maravilhosa: ‘Confiar… é muito bom!’
Começamos por confiar no pai, na mãe, nos avós, nos irmãos se os temos, nos familiares que connosco vão convivendo, nos vizinhos que vemos todos os dias, nos que nos vão rodeando os caminhos da vida!
Claro que a vida nem sempre é de rosas, às vezes surgem espinhos, ou seja, no meio de tanta gente com quem nos cruzamos há sempre um ou outro que nos ajeita uma pequena mentirita ou falsidade… mas não podemos apegar-nos a essas coisinhas. Claro que não gostamos, mas temos de ter presente que os seres humanos falham, assim como nós, que também somos humanos e falhamos muitas vezes.
Nestes casos temos de nos olhar profundamente de modo a verificar se alguma vez procedemos com alguém ou alguma coisa do mesmo modo.
A primeira pessoa em quem tenho de confiar a sério é em mim. Tenho de ter a coragem e discernimento necessários para separar os bons e maus comportamentos e optar sempre por fazer o melhor, sem olhar ao que isso me possa custar.
Sem sombra de dúvida, quem se conhece minimamente e sabe os esforços que faz para ser verdadeira e honesta em todas as circunstâncias, está muito mais habilitada a compreender os fracassos dos outros, a perdoar, a ajudar carinhosamente a emendar situações sofríveis, a esquecer danos, a acreditar na força de vontade das pessoas que, nossas irmãs em Jesus Cristo, tal como nós, quererão encaminhar-se pelo que é bom na realidade.
«»
"CONSOLIDAR A NOSSA CONFIANÇA EM TODOS"
Esse é um exercício constante na prática quotidiana: em casa, no trabalho, pela rua.
A violência e a falta de segurança nos levam a ter uma atitude contrária, ou seja, de extrema desconfiança em todos. Passamos a viver isolados e com medo.
Examino a minha consciência e me pergunto: Eu inspiro confiança nos outros? Eu me julgo uma pessoa boa, bem-intencionada?
Se a resposta é sim, é um primeiro passo para confiar também nos outros. Eu não sou exceção de regra, existem muitas outras pessoas boas.
Procuro confiar em quem está mais perto de mim. Aprendi a confiar e vi que vale a pena.
Confio na presença de Jesus em cada próximo, a qual se manifesta quando estimulada pelo bem, pelo amor.
Abraços
Apolonio
«»
É mesma assim, tal e qual!
Partilho inúmeras vezes o que este senhor escreve porque está sempre de acordo com o que penso e com o que procuro fazer nas minhas atitudes de vida!
Não posso arrepender-me de confiar nas pessoas, ainda que isso me traga algumas decepções, eu erro inúmeras vezes e tenho a certeza que Deus confia em mim, e isso não me dá o direito de desconfiar de ninguém.
De ajudar e ser presente, sim! De desconfiar, não!
Viver na confiança em Deus e nos homens é o melhor que pode haver para a nossa saúde física, moral, espiritual!
Vamos em frente e que o Espírito Santo nos ajude!
Hermínia Nadais

Sem comentários: