segunda-feira, 8 de junho de 2020

BEM-AVENTURANÇAS!



Sim! As Bem-Aventuranças faziam parte do Evangelho de hoje, de São Mateus. Bem-aventurados, se lê ou ouve, nove vezes, o que depois se sintetiza em oito, nas oito Bem-Aventuranças que conhecemos!
Mas antes das Bem-Aventuranças, a primeira leitura falava sobre o profeta Elias, aquele homem inigualável para quem Deus sempre foi tudo, que no meio de tantas torturas, a ter de viver só e abandonado a ser alimentado por corvos e a beber água, nunca desanimou naquela época tão difícil em que o verdadeiro Deus estava a ser trocado por muito do povo por Ele escolhido.
Depois, no Evangelizo, surgiu este texto:
«São João-Maria Vianney (1786-1859)
presbítero, Cura de Ars
Pensamentos Seletos
Uma alma pura tem enorme poder
Não há coisa tão bela como uma alma pura. Quem o compreender, tudo fará para não perder a pureza. Uma alma pura é como uma pérola de grande beleza: enquanto está escondida dentro da ostra, no fundo do mar, não é admirada por ninguém; mas, quando é mostrada à luz do sol, brilha e atrai o olhar. A pureza vem do Céu; temos de pedi-la a Deus. Se Lha pedirmos, Ele conceder-no-la-á. E temos de ter o cuidado de não a perder. Para tal, fechemos o coração ao orgulho, à sensualidade e a todas as outras paixões.
Meus filhos, não imaginais o poder que tem uma alma pura aos olhos de Deus: ela obtém tudo o que quer. Uma alma pura é, diante de Deus, como um filho diante de sua mãe; Deus acaricia-a e beija-a, como faz a mãe a seu filho.
Três coisas há que nos permitem manter a pureza: a presença de Deus, a oração e os sacramentos.»
Presença de Deus, oração e os sacramentos ou sinais de Deus, são o que necessitamos para conseguirmos maior pureza de alma!
São atitudes que na realidade já temos, mas que precisamos de aprofundar, aumentar, purificar, fazer bem ao jeito de Jesus Cristo, neste mês consagrado ao Seu Sacratíssimo Coração!
Que sempre nos proteja!
Hermínia Nadais

Sem comentários: