domingo, 7 de junho de 2020

DOIS MANDAMENTOS… EM UM!


Nesta noite em que muito se pensa na Santíssima Trindade, pois a Festa celebra-se amanhã e já começou hoje nas missas vespertinas, não vou dizer nada, mas quero partilhar o que recebi de uma Amigo e que nos pode ajudar a compor ou recompor a nossa maneira de amar… bem ao jeito de Jesus!
«»
Venerável Madaleine Delbrêl (1904-1964)
missionária das pessoas da rua
Realizar neste mundo o amor para o qual Deus nos criou
Os dois mandamentos do amor
Nós amamos a Deus e o amor de Deus é o primeiro mandamento; mas o segundo é semelhante a este, pois só através dos outros podemos devolver a Deus amor por amor.
O perigo é que o segundo mandamento se transforme em primeiro. Mas temos uma prova de controlo: como amar cada homem é amar a Cristo, amaremos a Deus em todos os homens, sem preferências, sem categorias, sem exceções.
O segundo perigo é não sermos capazes, e não seremos capazes se separarmos a caridade da fé e da esperança. Ora, a fé e a esperança vêm-nos da oração. Sem rezar, não poderemos amar. [...] São a fé e a esperança, dilatadas pela oração, que afastam do caminho do nosso amor o obstáculo mais difícil de ultrapassar: a preocupação connosco.
O terceiro perigo é não amarmos como Jesus nos amou, mas à maneira humana. E este é talvez o maior de todos os perigos. [...] O que temos a dar não é o nosso amor, é o amor de Deus. e o amor de Deus, que é uma Pessoa divina, que é o dom de Deus a todos, mas que não deixa de ser um dom, tem, por assim dizer, de nos atravessar, de nos trespassar, para chegar além de nós, para chegar aos outros.
«»
Este texto é para ler, reler, voltar a ler… e voltar a ler não sei quantas vezes!
Nascemos para Amar, aprendamos a amar! Nascemos para Amar bem ao jeito de Jesus, Deus Pai, Espírito Santo, Trindade Santíssima!
Agarremo-nos à Mãe Maria, Mãe do Puro Amor, que não nos deixará sem resposta!
E… rezemos muito… oremos muito… façamos da nossa vida uma oração guardando incessantemente Jesus e os irmãos na nossa preocupação, no nosso coração, lá bem no mais íntimo de nós mesmos!
Boa noite! E um Santo Domingo da Santíssima Trindade, juntando os dois mandamentos num único mandamento… Amar!
Hermínia Nadais

Sem comentários: