sábado, 27 de junho de 2020

INACREDITÁVEL…


Sim! Incredível, mas verdadeiro!
Fala-se muito em homem novo e mulher nova, quando os homens e as mulheres de novo já quase nada têm. Ou seja: cada dia nos traz aprendizagens e vivências diferentes a que temos de prestar muita atenção. E é dessas aprendizagens e vivências que, muito embora a idade física avance todos os dias, a idade mental conserva-se operacional e em boas condições de aprendizagem e a idade espiritual vai-se tornando cada vez mais parecida com Jesus, pois foi para isso que fomos criados e criadas, para, acompanhados e seguidores do Filho,. vivermos eternamente felizes na Casa do Pai! O «Beato Columba Marmion (1858-1923)
abade falando sobre
«A nossa fé, vitória sobre o mundo», diz:
Viver assentes na rocha da fé
O justo, ou seja, aquele que, no batismo, se revestiu do homem novo, criado na justiça, vive, enquanto justo, da fé, da luz que lhe confere o sacramento da iluminação. Quanto mais vive da fé, mais vive uma verdadeira vida sobrenatural, mais realiza em si a perfeição da sua adoção divina. Reparai bem na expressão «ex fide»: o que quer ela dizer exatamente? Quer dizer que a fé deve estar na raiz de todos os nossos atos, de toda a nossa vida. Há almas que vivem «com fé», «cum fide»; têm fé e não se pode negar que a pratiquem, mas só se recordam eficazmente da sua fé em determinadas ocasiões. [...]
Quando, porém, a fé é viva, forte e ardente, quando vivemos de fé, ou seja, quando nos orientamos em tudo pelos princípios da fé, quando a fé se encontra na raiz de todas as nossas ações e é o princípio interior de toda a nossa atividade, nessa altura, tornamo-nos fortes e estáveis, a despeito de todas as dificuldades, contrariedades e tentações que possamos sentir. E porquê? Porque, pela fé, julgamos todas as coisas como Deus as vê, as julga e as avalia, participando da infalibilidade, da imutabilidade e da estabilidade divinas.
É precisamente isso que Nosso Senhor nos diz: «Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática», ou seja, que vive da fé, «é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque», acrescenta Jesus, «estava fundada sobre a rocha».»
Pois! É a rocha da fé em Deus que nos faz cada vez mais jovens no saber ser e estar bem ao jeito de Jesus, amando, servindo, procurando tudo quanto possível para que toda a gente seja feliz!
Mais uma semana chega ao fim. O Mês do Sagrado Coração de Jesus está mesmo a acabar! Que as Suas lições tenham ficado bem gravadas na nossa mente e incluídas nas nossas atitudes!
Um bom final de semana para toda a gente, e que a vacina do Covid 19 não demore, para ver se começa a haver, realmente, mais confiança, paz e bem-estar a todos os níveis e para toda a gente!
Hermínia Nadais


Sem comentários: