terça-feira, 28 de julho de 2020

ALTOS E BAIXOS


Quando se fala em altos e baixos, lembram-nos de imediato os montes e vales, ou montes e suas encostas, mas os altos e baixos que incomodam de verdade não são esses.
Esses, a enorme maioria das vezes são maravilhas que nos preenchem o olhar e nos obrigam a sair de casa para encher o coração com todas essas belezas.
Os altos… e baixos que incomodam de verdade é o estarmos muito bem, calminhos e com forcinha para fazer alguma coisa e, de repente, parece que cai um não sei quê em cima de nós e perdemos a alegria, a força, o interesse seja pelo que for! Que baixo terrível??? Estes é que são os baixos que nos amarguram os segundos. E nessas alturas, por mais que queiramos, não é fácil encontrar formas de superar esses sentimentos e passar a uma vida normal.
E o pior ainda, é quando não somos capazes de ultrapassar essas situações sozinhas… ou então chega uma visita de um filho, um neto, um telefonema de um amigo ou amiga e nesse caso, por mais esforço que se faça, a voz diz logo que não estamos bem!
E depois? Contar a verdade? Mas o que é esta verdade? Que ficamos completamente anormais e sem saber porquê? E claro que deve haver porquê! Mas encontrar esse porquê muitas vezes não é fácil. E mais difícil se torna explicá-lo seja a quem for, e mais ainda às pessoas queridas familiares e amigas!
Temos obrigação de ser positivos, de ver as coisas pelo lado bom. Ora, ver uma situação destas pelo lado bom leva a que sejamos capazes de descobrir o porquê do acontecimento e de ter a força necessária para o poder evitar!
E ainda haverá quem diga que a vida é fácil!... Mas… de fácil tem muito pouco!
Que os sorrisos não nos faltem, que consigamos dominar as palavras e que encontremos sabedoria capaz para que todos estes incómodos possam ser evitados, para nós, e para quem connosco convive que, sem culpa nenhuma, também fica afetado.
Bom… será melhor ir acabar o almoço que meus queridos, meus mais que tudo estão mesmo para chegar!
Desculpem lá os meus desabafos e muito boa tarde!
Hermínia Nadais

Sem comentários: