domingo, 19 de julho de 2020

TEMPLO!... O QUE SERÁ UM VERDADEIRO TEMPLO!...


A palavra templo é usada por demais. Mas… o que será um verdadeiro templo, depende da ideia que fizermos da dita palavra. Se nos referirmos à parte temporal estaremos a imaginar um montão de pedras delicada e cuidadamente trabalhadas a martelo e cinzel e colocadas ordenadamente, de belezas ímpares, de dimensões incalculáveis, em sítios paradisíacos ou locais tremendamente difíceis de imaginar, onde, lá num pequeno cantinho, se encontra um altar, um Sacrário, uma Pia Batismal, ou às vezes nem isso.
O que aparece muitas vezes são imagens maravilhosamente esculpidas!
Ora esta é uma imagem dum templo temporal, dos inúmeros que se veem por aí além. E dos quais gosto imenso.
Normalmente é nesses templos, maiores ou menores, mais antigos ou mais modernos, que as pessoas se juntam para se encontrarem consigo mesmas, com Deus e umas com as outras.
Muito bem! Estes são os templos temporais que se edificam no tempo! Mas…  vamos dar uma vista de olhos sobre o texto que segue:
«»
Epístola dita de Barnabé (c. 130)
§§ 15-16
«Está aqui alguém que é maior que o Templo»
A respeito do sábado está escrito: «As [vossas] celebrações lunares, os sábados, as reuniões de culto, as festas e as solenidades são-Me insuportáveis». Considerai esta palavra: «Não são os sábados atuais que Me agradam, mas o sábado que Eu farei quando, tendo posto fim ao Universo, fizer surgir um oitavo dia que será a aurora de um mundo novo». É por essa razão que celebramos com alegria o oitavo dia, em que Jesus ressuscitou dos mortos e Se manifestou, para depois subir aos Céus.
A respeito do Templo, evocarei o erro dos infelizes que puseram a sua esperança no edifício, a pretexto de ser a casa de Deus, em vez de a porem no Deus que os criou. [...] Examinemos se ainda existe um Templo para Deus. Sim, existe, e está lá, onde Ele mesmo afirma tê-lo construído e adornado. Porque está escrito: «Edificarão Jerusalém com magnificência, e nela a casa de Deus» (Tb 14,5). Constato, pois, que esse Templo existe. Mas como construí-lo em nome do Senhor? Escutai. Antes de termos fé, o nosso coração era uma habitação frágil e caduca, parecida com um templo construído pela mão do homem. Estava cheio de cultos a ídolos e servia de covil aos demónios, de tal forma os nossos empreendimentos iam contra os desígnios de Deus.
Mas «edificarão Jerusalém com magnificência, e nela a casa de Deus». Vigiai para que esse Templo seja construído «com magnificência». Como? Recebendo a remissão dos pecados, pondo a nossa esperança no seu nome, tornando-nos homens novos, recriados como na origem. Então Deus habitará verdadeiramente no nosso coração, que se tornará sua morada.
«»
“Ora aqui está Quem é maior que o templo” disse Jesus.
Claro que Jesus é o Templo dos templos, maior que tudo e que todos. Mas… seguindo as palavras e atitudes de Jesus, nós, homens e mulheres, Suas criaturas, tornamo-nos muito mais importantes do que qualquer templo temporal por maior e mais belo que seja, pois o nosso pobre coração é o templo onde Deus, Senhor do tempo e dos templos, habita.
O coração, o espírito humano, recriado numa vida de oração, meditação da Palavra e conversão constante, é maior do que todos os outros templos edificados pelas mãos humanas!
Daí darmos tanta importância à Sagrada Eucaristia, pois recebe-La em nós, é tentar edificar cada vez mais esse templo que Deus habita e quer sempre habitar, já nesta vida, e muito mais na eternidade para que fomos criados!
Bom Domingo, sendo trigo no meio do joio, e se possível, transformando  o joio em trigo… sendo pequeninos como o grão de mostarda, mas com Deus crescermos na verdadeira vida tornando-nos pessoas de bem…. tentando levedar as almas levando uma vida de acordo com a vontade de Deus, crescendo  sempre a cada momento para o Amor na fraternidade e paz!
Hermínia Nadais

Sem comentários: