sexta-feira, 31 de julho de 2020

PERSISTÊNCIA E ATENÇÃO!

Estas… são duas palavras que deveriam ser presentes em todos os nossos momentos.

Eu escrevi persistência e atenção, mas diria mesmo persistência na atenção, ou seja, tentar estar sempre tenta a tudo!

Temos por hábito valorizar grandes encontros, grandes palestras, grandes pessoas…

Somos humanos, é natural! Mas o interessante é que, se dermos a melhor atenção às coisas que nos parecem insignificantes na vida… aprendemos muito, e muitas das vezes, vivendo, ou seja, colocando a aprendizagem ao nosso serviço ou de alguém.

Temos de convir, que falar de um alguém qualquer, é sempre falar de Jesus Cristo que nos diz: “o que fizerdes ao mais pequeno dos meus irmãos é a Mim que o fazeis!”

Ando sempre cheia de papéis! Tenho a mesa de trabalho quase sempre carregada de papéis! E também as bolsas não escapam à situação!

Tenho dois feitios que me levam a este comportamento que parece esquisito, mas não o é tanto assim!

Quando mais jovem, participei num sem número de Ações de Formação das mais diversas aprendizagens, e ainda participo, e como tenho muita rapidez na escrita e muito jeito para utilizar letras e traços e pontos e entendo-me muito bem com aquilo, registo tudo.

Ora, está-se mesmo a ver! No fim de qualquer formação lá ia, ou vou eu ver a sério o que foi dito e pensar, repetir, reescrever, questionar até conseguir perceber tudo o mais direitinho possível.

Pronto, já falei nas duas coisas, registar o que oiço, interiorizar o registado.

E enquanto houver por aí papelinhos não vistos e levados a sério, não consigo deitá-los fora, fazem parte da minha vida.

Então, por mera falta de tempo, aparecem-me questões um pouco fora de tempo, ou seja, revejo-as quando posso.

Imaginem, hoje, o que me foi aparecer, ‘palavras e silêncios de Jesus e Maria’, passadas… quando Jesus foi apresentado no Templo aos oito dias de vida, em que Simeão e Ana, por razões que só Deus sabe, estavam lá!

Agora, o que me chegou acerca, em ocasião oportuna:

“Simeão simboliza a admiração e espanto que deve estar presente na vida de cada cristão que pode descobrir Jesus em qualquer idade. Cada um de nós também faz parte do puzzle com que Jesus cumprirá a Sua Missão.

Neste episódio, pela boca do velho Simeão Jesus é apresentado não ao Pai, mas ao mundo.

Todos os dias nos é apresentado Jesus! Nós vemo-Lo nos Seus sinais: na Família, na Sociedade. O problema da eternidade não é chegar com as mãos sujas, mas com as mãos vazias.

Toda a Palavra de Deus é importante na medida em que nos ajuda a modificar a nossa vida, a nossa maneira de ser.

Ninguém deve enganar ninguém, muito menos a sua própria consciência.

Apresentar-se a Jesus tal como cada um é, e oferecer-nos a Jesus, no nosso tempo, hoje, agora.

A apresentação das pessoas tem de ser feita na hora em que a pessoa precisa de ser acolhida, amada, conhecida!

Então, ofereçamo-nos tal qual somos e Jesus nos levará ao que quer que sejamos!”

Então gente querida, vale ou não vale a pena guardar papéis. Este está comigo desde Janeiro, numa ultreia com o Diácono Djalma, ele que me desculpe este desabafo!

Um bom resto de noite, gente querida! E na continuação, um bom dia!

Hermínia Nadais


1 comentário:

Maria Rodrigues disse...

Linda e sábia reflexão. É tão bom sentir que Jesus está sempre presente no nosso coração e nos acompanha em todos os momentos da vida.
Devemos prestar atenção a tudo o que nos rodeia e é maior parte da vezes, nas pequenas Grandes coisas da vida, que encontramos a felicidade.
Beijinhos