domingo, 12 de julho de 2020

PRUDÊNCIA E SIMPLICIDADE!


Duas atitudes que Jesus nos propõe… juntas! Pois se formos muito simples, acabaremos por ser ultrapassados por quem sabe mais do que nós! E se optarmos pela prudência, acabaremos por deixarmos para traz a ousadia que nos levará a agirmos de modo a sermos mais eficazes na nossa forma de proceder.
Frases importantes retiradas de D. Orione:
«»
Diante dos riscos da missão, Jesus pede aos seus discípulos que sejam “simples como as pombas e prudentes como as serpentes” (Mt. 10, 16). Se o cristão fosse apenas simples, correria o risco de se tornar ingênuo ou tolo; se fosse apenas prudente, poderia cair no extremo oposto e se tornar frio e calculista.
Mas quando as duas atitudes são colocadas juntas, elas produzem um equilíbrio saudável que caracteriza a identidade dos discípulos de Cristo e já formou muitos santos.
Graças à ação do Espírito Santo, o Cristianismo se caracteriza pela capacidade de conciliar os opostos. E, neste sentido, se torna um sinal para o mundo que, normalmente, tende a privilegiar um lado ou outro.
Quem vê apenas um lado das coisas, tende a se tornar um fanático; quem consegue olhar para o todo, lança pontes e contribui para a verdadeira unidade!
«»
Há uma outra coisa a que temos de dar muita atenção, é a nossa forma de rezar pedindo ao Senhor, dá-me… dá-me isto… dá-me aquilo, esquecidos de que, quando temos tudo, acabamos por não fazer nada.
Então, aprendamos a rezar pedindo, faz-me… faz-me compreensiva, ativa, forte, faz-me ver como sou para me poder modificar, faz-me olhar o meu irmão com olhos de ver para compreender a sério em que o devo ajudar.
Troquemos um pouco o dá-me, pelo, faz-me, pois o dá-me põe-me quieta, e o faz-me levar-me- á sempre a agir, a crescer seja no que for, ainda que um pequeno pouco.
Se crescermos um pouquinho em coisas pequenas e simples, é muito bom, é isso mesmo o que o Senhor quer!
Boa noite, e uma boa semana, fazendo crescer as semente que Deus vai semeando em nós, e semeando amor em todos os nossos ambientes!
Hermínia Nadais

Sem comentários: