sexta-feira, 3 de julho de 2020

HÁ COISAS ESPETACULARES


O Evangelho de ontem, a cura de um paralítico a quem Jesus disse que os pecados estavam todos perdoados, e que deixou os fariseus baralhados da cabeça pensando-o louco, sei lá!
Mas lendo os seus corações como só Ele(Deus) consegue, antes que O questionassem continuou: “Porque pensais mal em vossos corações, que é mais fácil dizer, os teus pecados são-te perdoados ou levanta-te e caminha!” e Voltando-se para o paralítico, ordenou: levanta-te, toma a tua enxerga e anda!
Diz-nos
«»
São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre São Mateus, 29, 2
«Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados»
Os escribas diziam que só Deus podia perdoar os pecados. E Jesus, antes mesmo de os perdoar, revela os segredos dos corações, demonstrando assim que também Ele possuía esse poder reservado a Deus [...], porque está escrito: «Só vós, Senhor, conheceis os segredos humanos» (2Cr 6,30) e «o homem vê o rosto, mas Deus vê o coração» (1Sam 16,7). Jesus revela, portanto, a sua divindade e a sua igualdade com o Pai mostrando aos escribas o que lhes ia no fundo do coração e divulgando-lhes pensamentos que eles não ousariam dizer em público, com medo da multidão. E fá-lo com total doçura. [...]
O paralítico podia ter manifestado a sua incredulidade em Cristo dizendo-Lhe: «Muito bem! Tu vieste curar outras doenças e sarar outro mal, o pecado. Que prova tenho eu de que os meus pecados estão perdoados?» Mas não é nada disso que acontece; ele confia-se Àquele que tem o poder de curar. [...]
Cristo diz aos escribas: «Que é mais fácil: dizer: "Os teus pecados estão perdoados" ou dizer: "Levanta-te e anda"?» Dito doutra maneira: que vos parece que é mais fácil, restabelecer um corpo paralisado ou perdoar os pecados da alma? Evidentemente que é curar o corpo, uma vez que o perdão dos pecados vai para além disso, dado a alma ser superior ao corpo. Mas, porque uma destas obras é visível e a outra não, levarei a cabo precisamente a que é visível e menor, para assim comprovar a invisível e maior. E nesse momento, pelas suas obras, Jesus dá testemunho de ser «Aquele que tira o pecado do mundo» (Jo 1,29).
«»
Jesus é, de fato, Aquele que tira o pecado do mundo, o nosso pecado! Tenhamos muita confiança n’Ele que nunca nos desampara. Ele, ao falar para o paralítico, fala para nós a quem o pecado também paralisa.
Pensamos muito mal das doenças, mas há remédios que as curam, há pessoas que receitam os remédios e outras que têm o cuidado de os fazer tomar!
Mas… isso a que chamamos pecado, é muito pior de curar do que qualquer doença. São hábitos muitas vezes já vindos connosco no nascimento, outros que se aprendem no tempo de vida, e o pior é que não conseguimos descobri-los nem ter força para os vencer!
Temos o Sacramento da Penitência ou Confissão onde Deus, pela mão e palavra do Sacerdote, nos perdoa, mas a vida continua e acabámos por vir a cair nos mesmos erros… a não ser que um encontro bem forte e profundo com Jesus nos consiga abrir os olhos e dar a força suficiente para conseguir dizer não a todo o mal, a toda a paralisia!
Oremos, oremos muito, pensemos muito, peçamos muito ao Senhor que nos ajude, não tenhamos vergonha de nos juntarmos na igreja com os nossos irmãos cristãos para rezarmos juntos, para celebrarmos juntos, para aprendermos juntos, pois sozinhos nunca conseguiremos nada. Fomos criados uns para os outros, não podemos esquecer esta verdade!
Que o Senhor nos ajude, e que o Seu Preciosíssimo Sangue nos lave de toda a culpa e nos faça encontrar o verdadeiro caminho do AMOR!
Hermínia Nadais

Sem comentários: